Sines

Porto de Sines e Companhia Siderúrgica Nacional do Brasil assinam memorando de entendimento no âmbito da Global Gateway

Cerimónia decorreu no Ministério das Infraestruturas.

A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) e a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional (Brasil) assinaram esta quarta-feira um memorando de entendimento, no âmbito da iniciativa da Comissão Europeia Global Gateway.

O documento foi assinado pelo presidente da APS, José Luís Cacho, e pelo director da CSN, Pedro Brito do Nascimento, numa cerimónia que decorreu no Ministério das Infraestruturas, contando com a intervenção do Ministro das Infraestruturas, João Galamba.

O presente memorando de entendimento visa estabelecer o âmbito, as regras e os princípios orientadores da acção conjunta a desenvolver no sentido de estabelecer e desenvolver corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais de suporte a uma estratégia centrada em três pilares essenciais: “resiliência logística”, “resiliência energética” e “conectividade física e digital”.

Um compromisso que tem ainda por objectivo atrair investimentos estruturantes e de promoção da política industrial, constituindo particular oportunidade os segmentos como o do agronegócio, das matérias-primas críticas e do hidrogénio verde.

Na sua intervenção, o Ministro das Infraestruturas, João Galamba, frisou “a relevância do Memorando na promoção do desenvolvimento de infraestruturas portuárias, de transporte e materialização de corredores logísticos sustentáveis, verdes e digitais, visando o aumento da conectividade a uma escala Global”.

Já o presidente da APS, José Luis Cacho, garantiu “o empenho da Autoridade Portuária de Sines na concretização dos objectivos do Memorando e salientou as vantagens competitivas do Porto de Sines na promoção do comércio externo brasileiro para a Europa, destacando Sines como porta de entrada das exportações brasileiras para a Europa, particularmente no negócio agroalimentar”.

Por seu lado, o director da CSN, Pedro Brito do Nascimento, assumiu “a importância deste memorando, vincando a necessidade da sua implementação abrangendo as áreas energéticas, mas também nas áreas da Segurança e Ambiente”.

Sofia Moreira de Sousa, representante da Comissão Europeia, salientou “a importância da conectividade entre os países e continentes, principalmente na cadeia alimentar, nos dias de incerteza que vivemos hoje”.

O memorando de entendimento entre o Porto de Sines e a CSN foi assinado considerando que a Comissão Europeia e o Alto Representante da UE lançaram, em Dezembro de 2021, a Global Gateway, uma nova estratégia europeia para promover ligações inteligentes, limpas e seguras a nível dos sectores digital, da energia e dos transportes, alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas e os seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como com o Acordo de Paris e os compromissos dos líderes do G7, constituindo o apoio a investimentos num total de 300 mil milhões de euros, a realizar até 2027 em cinco pilares estratégicos: sector digital; clima e energia; transporte; saúde; e, educação e investigação.

Recorde-se que actualmente o Porto de Sines já tem ligação semanal de carga contentorizada com os portos brasileiros.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *