Mundo

Polícia Marítima interceta embarcação em Itália com 18 migrantes, 5 deles menores

As vítimas "encontravam bem fisicamente, apresentando sinais de desidratação e não envergando coletes de salvação"

A Polícia Marítima intercetou uma embarcação, no domingo, com 18 migrantes a bordo, entre os quais cinco menores, em Itália, no mar Mediterrâneo, a sul de Sicília.

A ação policial, integrada na operação “Themis 2023”, da Agência FRONTEX, ocorreu “após um alerta a informar que se encontrava uma embarcação suspeita a transportar migrantes a sul da ilha” italiana, afirma um comunicado divulgado da Autoridade Marítima Nacional (AMN), “ativados de imediato para o local elementos da Polícia Marítima para efetuar buscas” acrescentam.

Desde dia 14 de junho que equipas da Polícia Marítima estão integradas na Operação Conjunta “THEMIS”, com o intuito de “controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço”.

“À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima localizaram e intercetaram uma embarcação com 18 migrantes a bordo, entre os quais cinco menores, que se encontravam bem fisicamente, apresentando sinais de desidratação e não envergando coletes de salvação”, pode-ser ler ainda na mesma nota.

Por questões de segurança, os agentes da Polícia Marítima resgataram e transportaram todos os envolvidos para o Porto de Pantelleria.

A embarcação em causa foi posteriormente entregue às autoridades italianas.

Esta é a sexta participação da autoridade portuguesa. Desde 2007, a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito