DestaquePaís
Em Destaque

Percevejos ‘invadem’ Lisboa e cidades do Norte

Não é só o ditado português de percevejo e da menina que faz jus ao que se passa em Lisboa e em algumas cidades do Norte do país, que estão a ser ‘invadidas’ por percevejos asiáticos e que está a alarmar a população e a agricultura.

São várias as imagens que circulam nas redes sociais a dar conta de uma ‘invasão’ de percevejos asiáticos, sobretudo na cidade de Lisboa, Braga, Guimarães e Coimbra, são as cidades que estão a ser afetadas pelo aparecimento destes insetos que já estão a dar prejuízos avultados no setor agrícola, mas também a deixar a população alarmada.

Está em curso uma campanha de sensibilização desenvolvida por um grupo de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, a fim de sensibilizar a população para os problemas causados por esta praga, como indicou na passada quarta-feira a rádio Renascença.

Os insetos têm aparecido em massa na zona de Braga, em locais de ambiente urbano, junto a jardins e moradias, outro aparecimento alarmante é o caso de Lisboa, havendo relatos de os percevejos agarrem-se à roupa estendida nos varais e também entrarem nas habitações. Os aparecimentos são registados na Tapada da Ajuda e na zona do Areeiro.

Avistamentos também tem sido registados em Monção, Guimarães, Santo Tirso, Coimbra e até na ilha da Madeira.

Estes insetos terão aterrado em Portugal nos anos 90, vindos à boleia do turismo, em outubro de 2022, a imprensa nacional referia que Lisboa era a região portuguesa com mais avistamentos destes pequenos parasitas que aos poucos se foram a deslocar-se para outras zonas, tornando-se assim uma das maiores pragas existentes no nosso País.

França com um problema acrescido a nove meses dos Jogos Olímpicos em Paris

Portugal não é o único País com este problema, esta semana a Euronews avançou que o Governo Francês enfrenta também a praga de percevejo e que está a nove meses dos Jogos Olímpicos em Paris com este problema.

O Governo colocou cães pisteiros a fiscalizar o metro e os comboios para detetar estes insetos, no entanto, o ministro dos Transportes de França já disse que não é um surto desta praga.

Eliminar a praga em casa…

Se está a ser alvo de um ‘ataque’ de percevejos, o que terá que fazer em primeiro lugar é chamar uma empresa especializada em desinfestações. Esta é a única forma de eliminar a praga, pois a empresa terá que encontrar todos os abrigos existentes que possam esconder os insetos.

A lavagem dos lençóis e restante roupa de cama deve der ser feita a temperaturas que rondem os 55 °C e os 60 °C, seguindo-se uma secagem de 30 minutos. Para têxteis que não possam ser lavados a estas temperaturas, o aconselhável mesmo é a congelação durante 4 dias.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *