Distrito de SetúbalDistritosJustiça

Operação ‘Freshwater’ resultou em 9 detidos e 200 quilos de meixão vivo apreendidos

O Núcleo de Investigação Criminal da GNR, deteve nove homens, com idades compreendidas entre os 34 e 62 anos, por pesca ilegal, contrabando e tráfico internacional de meixão, que tinha como destino o mercado asiático.

A operação ‘Freshwater’ decorreu entre os dias 18 e 20 de março no distrito de Setúbal, com a colaboração, para além do ICNF, da Força Aérea Portuguesa e da Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente de Setúbal.

Os suspeitos, de nacionalidades portuguesa, espanhola e chinesa, com elevada organização e diversas células espalhadas pela Europa, tinham como modus operandi o recurso a “correios” para o transporte do meixão, para abastecer países como a China, o Vietname, a Tailândia e as Filipinas.

Os nove suspeitos foram constituídos arguidos pela prática dos crimes de Dano Contra a Natureza, Contrabando Qualificado, Branqueamento de Capitais e Associação Criminosa. Como resultado destas ações, por indicação do ICNF e após avaliação pericial, foram devolvidos ao seu habitat natural, cerca de 700 mil espécimes.

Nos mercados internacionais o quilo do meixão é avaliado entre 5 000 a 6 500 euros, e em Portugal, é avaliado entre os 500 a 1.000 euros.

No âmbito das diligências de investigação, a GNR realizou quatro buscas domiciliárias e uma não domiciliária, nas quais foram apreendidos 200 quilos de meixão, que poderá atingir no mercado final o valor de 1 milhão e 300 mil euros; 110 mil euros em numerário; 2 veículos equipados com tanques especiais para o transporte do “meixão” em estado vivo; 70 malas de viagem utilizadas para o transporte internacional do meixão; 11 tanques para manutenção do “meixão” em estado vivo, contendo filtros e bombas de oxigenação; 10 garrafas de oxigénio industrial;  8 balanças digitais; 22 redes novas para a pesca de “meixão”; 28 rolos de cabo novos para redes; 30 crivos em malha fina; 50 quilos de chumbo para redes e ainda diverso material para acondicionamento e transporte do “meixão” em malas de viagem.

A enguia europeia é uma espécie animal designada por “Anguilla Anguilla” vulgarmente conhecida por meixão (enguia bebé), classificada como “espécie em perigo”.

Em Portugal, a captura desta espécie só é permitida no rio Minho, a pescadores devidamente autorizados, ocorrendo em período sazonal, sendo que a detenção e comercialização desta espécie dependem de certificado comunitário, emitido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *