MundoSociedade

Nova Zelândia proíbe o consumo de tabaco para os cidadãos nascidos após 2008

A Nova Zelândia aprovou na última terça-feira, 13 de dezembro, a proibição do comércio de produtos tabagísticos para pessoas nascidas após 2008. O objetivo desta medida é criar a primeira geração “livre do fumo” do mundo.

A lei, entrará em vigor no ano de 2023 e além da medida da proibição de venda a pessoas nascidas depois de 2008, o Governo tomou um conjunto de medidas que vai dificultar a comercialização desses produtos para toda a população. A quantidade de nicotina no tabaco vai ter uma redução para os 0.8 miligramas por grama, o encerramento de cerca de 90% dos vendedores de tabaco licenciados do país e a restrição do local de venda dos produtos.

Estima-se que o número de lojas licenciadas para a venda de tabaco vá ser reduzido para 1 décimo, representando uma redução de 6000 lojas para apenas 600 em todo o território do país. Os supermercados e mercearias vão também deixar de estar autorizados para comercializar os produtos associados ao tabaco.

Para tornar a medida mais eficaz, o Governo estabeleceu um plano de multas para os cidadãos que não cumprirem com a nova lei.

Qualquer indivíduo que providenciar produtos tabagísticos para as gerações pós 2008, receberá uma coima de até 150.000 dólares neozelandeses (90,48 euros). Simultaneamente, se a polícia detetar que alguém nascido depois de 2008 esteja a fumar um cigarro, a multa pode chegar até aos 50.000 dólares neozelandeses (30,16 euros).

O país financiou serviços e campanhas que promovem o fim do tabagismo, nomeadamente em comunidades do Pacífico e no povo Maori, que representa 15% de toda a população da Nova Zelândia. 

“Milhares de pessoas viverão vidas mais prósperas e saudáveis, sendo que o sistema de saúde irá economizar 5 bilhões de dólares por deixar de ser necessário tratar de doenças associadas ao consumo de tabaco, como vários tipos de cancro, ataques cardíacos, derrames e amputações”, afirmou a ministra da saúde da Nova Zelândia, Ayesha Verrall.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *