Alcácer do SalCantinho da Bicharada

Município de Alcácer do Sal esteriliza 82 gatos de colónias

A Câmara Municipal de Alcácer realizou um protocolo de colaboração com a Associação Animais de Rua, com vista ao controlo populacional dos animais errantes e silvestres no concelho.

Assim, cerca de 82 gatos errantes foram no último fim de semana capturados para esterilização na Comporta, no Cambado, no Possanco, na Carrasqueira e na cidade de Alcácer do Sal.

Realizada pela primeira vez no concelho alcacerense, a ação segue o programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução da população felina, sendo os animais esterilizados ainda identificados eletronicamente com microchip, desparasitados interna e externamente e vacinados para a raiva.

Os gatos esterilizados estão a ser devolvidos com um pequeno corte na orelha esquerda, marca internacional que os identifica do tratamento recebido. A Associação Animais de Rua distribuiu ainda ração pelas cuidadoras das colónias.

A existência de numerosos gatos errantes não esterilizados, além de ser prejudicial ao bem-estar dos animais, causa problemas aos munícipes associados à sua elevada reprodução, focos de insalubridade, ruído e odores produzidos.

Estudos demonstram que, quando numa dada área geográfica, 70% dos gatos de rua são esterilizados, os nascimentos diminuem e a população estabiliza. Não haverá mais ninhadas e as colónias diminuirão com o tempo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *