AtualidadeCovid-19

Ministério da Saúde autoriza instituições a contratar enfermeiros para vacinação

Despacho foi publicado, anunciou o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) emitiu um comunicado a anunciar que o Ministério da Saúde, “finalmente”, publicou o despacho a delegar competências nas instituições do SNS para contratar enfermeiros, no âmbito da campanha de vacinação em curso.

“Estando, no essencial, a atual campanha de vacinação (agora já a terceira) a ser assegurada por enfermeiros dos centros de saúde e/ou em regime de subcontratação, com esta delegação de competências, é exigível que as administrações regionais de saúde contratem enfermeiros para, desta forma, libertar tantos quantos possíveis, os enfermeiros alocados às unidades funcionais dos centros de saúde para que possam prosseguir o desenvolvimento da atividade assistencial”, relata o sindicato.

Frisa que “cuidar de pessoas exige relação e confiança que só se conseguem estabelecer quando os interlocutores interagem”.

O SEP exige que, “ao abrigo do despacho agora publicado (despacho nº 12156/2021) sejam contratados os enfermeiros necessários para permitir libertar os existentes para as atividades assistenciais programadas, rastreios, ensinos, etc., nos centros de saúde”.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito