Santiago do Cacém

Lar de idosos em Santo André com um investimento de 5,1 milhões

É um investimento que é importante para a população de Santo André.

A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém lançou, dia 23 de janeiro, a primeira pedra da futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) Padre Manuel Malvar, em Vila Nova de Santo André, um investimento de 5,1 milhões de euros, que conta com a comparticipação financeira do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), no valor de 2,3 milhões de euros. A nova infraestrutura será construída num terreno cedido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, que financia, ainda, o projeto com um montante de 500 mil euros.

O Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, sublinhou que “este é um equipamento fundamental não só para a freguesia como para o próprio município, porque Vila Nova de Santo André é o maior polo urbano da região e não disponha de uma ERPI,” lembrando o longo processo que envolveu diferentes entidades que acabaram por não conseguir concretizar o projeto, até ao lançamento da primeira pedra pela Santa Casa Misericórdia.

“A Câmara Municipal desde a primeira hora esteve associada à iniciativa, ao disponibilizar gratuitamente o terreno para a construção do equipamento e ao garantir um apoio financeiro na ordem dos  500  mil euros. Trata-se de uma obra que se quer concluída o mais rapidamente possível porque é essencial”, avançou Álvaro Beijinha.

O Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, Jorge Nunes, sublinhou que este “é um projeto esperado há vários anos e pelo qual a população de Santo André ansiava, porque não existe esta resposta na freguesia apenas o apoio domiciliário.” Acrescentando que “depois de ultrapassadas algumas dificuldades e burocracias lançamos a primeira pedra deste projeto e já demos início às obras, que esperamos estarem concluídas dentro de um ano e meio.” Esta ERPI foi projetada para ser ampliada, no futuro.

O equipamento terá duas salas de refeição, 22 quartos duplos, oito quartos simples e oito quartos mistos, serviços de enfermagem, ginásio com reabilitação e fisioterapia, apoio domiciliário, centro de dia e 61 instalações sanitárias. Além do espaço de receção e sala de espera, o projeto inclui ainda um ‘snack-bar’, cabeleireiro, gabinetes para técnicos, salas de reuniões, balneário para colaboradores e salas de atividade e convívio.

A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, além do lar de idosos, tem, ainda, prevista a construção de uma creche e de um projeto de habitação colaborativa, com a construção de 14 apartamentos para trabalhadores, nomeadamente da misericórdia, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num valor global de 8,5 milhões de euros.

Também presente na cerimónia, a vice-presidente do Instituto de Segurança Social, Catarina Marcelino, destacou “a vontade coletiva, com o Estado e as instituições, para que estas obras aconteçam” e realçou que a futura ERPI “é importante para Santo André”, pois não havia uma resposta deste género no território. “É mais do que necessário este esforço coletivo que estamos a fazer e hoje é um dia muito importante,” frisou.

A cerimónia contou, ainda, com a presença dos Vereadores da Câmara Municipal, Albano Pereira e Sónia Gonçalves, e do Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, David Gorgulho.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *