Uma lancha de alta velocidade da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, foi furtada esta quarta-feira no porto de pesca de Vila Real de Santo António. As autoridades já encaminharam o caso para o Ministério Público e para a Polícia Judiciária do Sul.
De acordo com o Jornal de Notícias, a embarcação da Guarda Nacional Republicana esteve envolvida numa perseguição a uma “lancha voadora”, onde se encontravam quatro homens que consigo levavam cerca de quatro toneladas de haxixe. No decorrer da operação, ambas as lanchas colidiram e os suspeitos acabaram por ficar feridos, um deles em estado grave, sendo posteriormente detidos.
A GNR, emitiu um comunicado a confirmar o furto da embarcação de Alta Velocidade (EAV), apelidada por “Alcoutim”, e que estava no cais da UCC no porto de pesca de Vila Real de Santo António. O furto “terá ocorrido entre as 6 e as 7 horas, horário em que militares da Equipa de Patrulhamento e Intervenção Marítima desta Unidade desempenhavam uma ação de patrulha no rio Guadiana”, avançou a GNR.
Segundo as autoridades, a EAV “encontrava-se atracada no cais à hora de saída da patrulha”. O local “estava fechado e vedado ao público, sendo de uso exclusivo dos militares da Guarda, permitindo apenas o acesso por via marítima, pelo porto de pesca”.
A embarcação furtada à GNR já pertenceu a traficantes de droga, tendo sido apreendida pela Guarda Nacional Republicana há alguns anos, acabando por ser entregue à UCC. Nas mãos das autoridades, já participou em várias operações de combate ao tráfico internacional de estupefacientes. Nas mais recentes, auxiliou a GNR à apreensão de “aproximadamente 12 toneladas de produto estupefaciente”.
ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito