Desporto

Jogos Olímpicos de 2036 já têm seis cidades candidatas

A mais de 10 anos do evento, já existem seis candidatas e um desistente à organização dos Jogos Olímpicos de 2036. Saiba quais as cidades que aspiram receber os Jogos

Descubra as cidades que querem organizar os Jogos Olímpicos de 2036

Está já a aquecer a corrida à organização dos Jogos Olímpicos de 2036, com seis países a concorrerem para receber a maior reunião mundial do desporto nas suas cidades

As Olimpíadas de Verão são o maior evento desportivo do mundo, reunindo quase 50 modalidades diferentes e atraindo milhares de visitantes, enquanto milhões de espectadores seguem as provas pela TV e internet em todo o mundo. Por esses motivos, ser escolhida para organizar as Olimpíadas é um dos maiores reconhecimentos que um país pode ter. Prova disso é que, a 14 anos da prova, já existem seis candidatos à realização dos Jogos Olímpicos de 2036.

As próximas três edições da prova já têm local definido. Depois do Japão ter recebido os Jogos de Tóquio 2020, os próximos eventos serão realizados em França (Paris 24), nos Estados Unidos (Los Angeles 28) e na Austrália (Brisbane 32). E, se quer apostar onde serão as Olimpíadas de 2036, procure os casinos online que pagam em quem acertar na escolhida e tente ser um vencedor…

Quais as cidades candidatas aos Jogos Olímpicos de 2036?

Entre as cidades que se candidataram à organização dos Jogos Olímpicos de 2036 existem duas repetentes e quatro metrópoles que aspiram a receber pela primeira vez o evento. A capital da Coreia do Sul, Seul, onde Portugal conquistou a sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas com a vitória de Rosa Mota na maratona em 1988, é uma das que procura voltar a acolher as provas. Também Berlim, cidade alemã que em 1936 eternizou Jesse Owens, pretende voltar a ser palco para esta reunião dos maiores atletas do mundo.

Entre as estreantes destaque para o Cairo, já que a capital do Egipto foi a primeira a confirmar a candidatura à organização dos Jogos Olímpicos de 2036. Depois surgiram também as capitais da Indonésia (Jakarta), da Turquia (Istambul) e de Israel (Tel-Aviv) na lista de locais para onde podem seguir as Olimpíadas de 1936.

Que cidade já desistiu da organização?

Apesar de ser há muito esperado o regresso dos Jogos Olímpicos à Península Ibérica, depois de Barcelona ter sido palco para o evento em 1996, não será até 2040 (pelo menos…) que voltaremos a ter um evento desta magnitude tão perto do nosso país. Isto acontece porque, após ter revelado o desejo de trazer a organização dos Jogos Olímpicos de 2036 para Madrid, as autoridades espanholas já anunciaram a desistência da organização da prova.

Como será escolhida a cidade para os Jogos Olímpicos de 2036?

O processo de escolha para a organização das Olimpíadas conta com duas fases. A primeira, após a demonstração de interesse por cidades de todo o mundo, é um inquérito que visa obter respostas a questões importantes sobre como será a organização e estrutura do evento.

Segue-se depois uma segunda fase de perguntas, mais específicas e exigentes, que são levadas em consideração pela Comissão de Avaliação para decidir qual será a cidade. Por fim, são analisados os apoios e infraestruturas a edificar para os Jogos Olímpicos de 2036, sendo então conhecida a cidade escolhida para o maior evento desportivo do mundo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito