Distrito de Setúbal

Instalações reabilitadas para o Rancho Folclórico de Praias do Sado

O presidente da Câmara de Setúbal, André Martins, destacou em 12 de dezembro, na assinatura de um protocolo tripartido para reabilitação das instalações do Rancho Folclórico de Praias do Sado, obras que contam com um apoio de vinte mil euros concedido pela autarquia, a importância desta coletividade para a promoção cultural e a defesa das tradições.

O acordo resulta de uma candidatura apresentada pelo Rancho Folclórico de Praias do Sado ao Programa Equipamentos Urbanos de Utilização Coletiva, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, para recuperação de instalações.

A candidatura apresentada pela coletividade setubalense, integrada num subprograma para orçamentos com valor igual ou inferior a 100 mil euros, tem um valor elegível de 96 mil e 563 euros, comparticipada em 48 mil e 276,50 euros por fundos canalizados ao abrigo do programa.

“Com estas obras, o Rancho Folclórico de Praias do Sado consegue ir mais além na sua atividade, na promoção da cultura e na defesa das tradições, proporcionando melhores condições para a comunidade que usufrui desta coletividade”, destacou o presidente do município, André Martins.

Ao enaltecer o papel desta coletividade no território, em particular no que respeita às tradições folclóricas, o autarca adiantou que a Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do “compromisso de apoio às coletividades, comparticipa a intervenção em cerca de 20 por cento do valor da candidatura”.

As obras de reabilitação das instalações do Rancho Folclórico de Praias do Sado, a iniciar no primeiro trimestre de 2024, incluem a execução de isolamentos de paredes e coberturas, pinturas nos espaços interiores e exteriores e a colocação de novas caixilharias, nomeadamente com uma janela panorâmica para o recinto exterior.

A recuperação de grades e varandins, a reabilitação de muros e a colocação de cerca de 400 metros quadrados de relva artificial na zona exterior do recinto são outras beneficiações a executar nesta operação, na qual a coletividade assume um valor de cerca de 30 mil euros.

O presidente do Rancho Folclórico de Praias do Sado, Acácio Guerreiro, agradeceu, entre outros, o apoio da autarquia, e enalteceu a importância destas intervenções para manter viva a chama da coletividade e proporcionar melhores condições de um espaço que está ao serviço da comunidade e de Setúbal.

“Construímos a pulso este edifício há cinquenta anos. É tempo de o requalificar para conseguirmos fazer mais”, sublinhou o dirigente associativo sobre as instalações que acolhem a coletividade fundada em 1968, a qual preserva e promove o folclore em Setúbal.

O secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel, presente na assinatura do protocolo, ao destacar o movimento associativo enquanto “fator de coesão dos territórios”, indicou que estas obras vão “dotar o espaço das condições necessárias para as exigências quotidianas da coletividade”.

O protocolo tripartido para realização das obras, a consignar num prazo de 60 dias, foi celebrado entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, a Direção-Geral das Autarquias Locais e o Rancho Folclórico de Praias do Sado.

A cerimónia contou com as presenças, entre outros, do vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, da presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Teresa Almeida e da diretora-geral da Direção-Geral das Autarquias Locais, Paula Costa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *