Açores

Ilha de S. Jorge com alerta vulcânico V4

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) registou, nas últimas horas, ‘três sismos sentidos pela população’ em São Jorge, no arquipélago dos Açores, onde a atividade sísmica ‘continua acima do normal’, foi hoje anunciado.

A ilha de S. Jorge está agora com o nível de alerta vulcânico V4 (ameaça de erupção) de um total de sete, em que V0 significa ‘estado de repouso’ e V6 ‘erupção em curso’.

O sismo «mais energético desde o início da crise sísmica continua a ser o de terça-feira, às 21h56 locais (22h56 em Lisboa), com magnitude de 3,8 na escala de Richter» refere a nota publicada no site do CIVISA.

O CIVISA «continua a acompanhar o evoluir da situação», informando que atividade sísmica que se tem vindo a registar desde a tarde de 19 de março na parte central da ilha de São Jorge, «num sector compreendido entre Velas e Fajã do Ouvidor, continua acima do normal».

Também o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera explica que «a complexidade da geodinâmica da região dos Açores favorece a interação entre processos magmáticos e processos tectónicos. O

 processamento de imagens de interferometria radar tem mostrado a existência de empolamento superficial de alguns centímetros, que provavelmente espelha na superfície a existência de uma intrusão magmática.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *