Distrito de Castelo BrancoDistritos

Idanha-a-Nova dá a conhecer explorações da Bio-Região

A visita contou com a presença de jornalistas regionais que conheceram toda a atividade da Bio-Região.

Um grupo de jornalistas de órgãos nacionais e regionais realizou uma visita ao concelho de Idanha-a-Nova, no passado dia 28 de setembro, dedicada a observar ‘in loco’ as boas práticas dos produtores desta Bio-Região, premiada pela União Europeia como a melhor do continente.

A ação foi organizada pela Agrobio – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, no âmbito do projeto internacional “Organic Food 4 Future” e na campanha do mesmo: “O Futuro está na sua mesa com a Folha Verde”, que visa a promoção e valorização dos produtos biológicos europeus.

A visita a explorações de agricultura biológica na Bio-Região de Idanha-a-Nova permitiu testemunhar como são produzidos os produtos biológicos até chegar ao prato, para sensibilizar o consumidor para os benefícios deste modo de produção na sua saúde e na proteção do ambiente.

A exploração agropecuária Real Idanha, o Monte Silveira Bio, a queijaria Fonte Insonsa e a unidade de produção da Geocakes foram as empresas escolhidas, com produtos biológicos que vão desde o azeite ao queijo, passando pela produção animal, a carne, as leguminosas, a pastelaria, entre outros.

Refira-se que Idanha tem a maior área em modo de produção biológico do país (17.492 hectares), com 81 produtores certificados e muitos outros a fazer esse caminho, sendo um ótimo exemplo de uma agricultura inspirada por princípios de sustentabilidade ambiental e social. 

As atividades comunitárias iniciaram-se com um almoço biológico no restaurante Helana, seguido de uma das duas cantinas biológicas do Idanhense, e terminaram com uma degustação de menu biológico no estúdio Geocakes.

Embora esta iniciativa tenha recebido cobertura mediática, a AGROBIO associou-se à ECOVALIA (uma associação semelhante em Espanha) para promover o consumo de produtos biológicos em Portugal e Espanha com financiamento do Fundo Europeu.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *