Editorial

“Habemus” Bispo de Setúbal

Esta semana retomo os meus editoriais aqui no Diário do Distrito, onde irei abordar temas interessantes a nível local, regional, nacional e internacional. Esta semana falo-vos do Bispo de Setúbal que depois de tanto tempo de espera, foi encontrado o Pastor certo para o seu “rebanho”.

Foram mais de 500 dias que a Diocese de Setúbal esteve sem um Bispo, depois de tantos nomes que foram falados e escritos, depois de uma Diocese que sempre se orgulhou dos seus Bispos e não conseguir alcançar o que mais ansiava, que era ter um Bispo de Setúbal, a Sua Santidade, o Papa Francisco, considerou e lá nomeou um homem que muito tem dado à Igreja Católica, um simples menino do Norte que nunca sonhou ser Padre, nem Bispo, nem Cardeal, sendo ele da mesma região do saudoso Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, o seu sonho era ser escuteiro e foi, mas depois outros valores o chamaram e D. Américo Aguiar seguiu os caminhos da Santa Igreja e chegou ao ponto alto da sua carreira ao sacerdócio.

Até à Jornada Mundial da Juventude, Américo Aguiar passava pelos “intervalos da chuva”, era mais uma figura da Igreja sem grande relevo, ainda assim, foi Bispo Auxiliar de Lisboa, mas nada o destacava, seria mais um sacerdote que estaria no seu canto e no seu trabalho de bastidores. Foi este ano que a JMJ o colocou na ribalta dos holofotes, sendo a figura central da Fundação da JMJ, e tudo apontava para ser ele o sucessor do Cardeal Patriarca de Lisboa, pois o anúncio do Papa Francisco em promover Américo Aguiar a Cardeal tudo indicaria ser a sua vontade de colocar nas mãos deste jovem Bispo essa responsabilidade, mas outros caminhos foram escolhidos por Francisco, que ao promover D. Américo Aguiar a seu Cardeal, também lhe deu a missão de ser ele a coordenar a Diocese de Setúbal. Este não é o primeiro caso que se regista em Portugal, sendo um Cardeal também Bispo, pois o primeiro aconteceu em Portalegre e agora este em Setúbal. Todos nós esperamos e acreditamos que a Diocese de Setúbal está em boas mãos, é um homem dócil, afável, mas também exigente com todas as missões que lhes são designadas.

D. Américo Aguiar, seja bem-vindo à Diocese de Setúbal e ao Distrito de Setúbal.

Bem-haja a todos!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *