Saúde

Há quem espere mais de três anos por uma consulta no SNS

O SNS tem andado na ordem do dia e nem sempre pelos melhores motivos.

O SNS tem andado na ordem do dia e nem sempre pelos melhores motivos. Hoje foram revelados mais dados preocupantes e que dão conta de que há cada vez mais portugueses que têm de aguardar vários meses para uma consulta de especialidade.

Há mesmo casos de doentes que esperam mais de três anos para serem observados por um médico especialista, revela esta terça-feira o Correio da Manhã, que cita o exemplo do Hospital Sousa Martins, na Guarda, no qual uma consulta de cardiologia tem um tempo médio de 1193 dias, havendo 153 pessoas em lista de espera.

Também o Hospital de Portimão, no Algarve, é citado, onde são necessários mais de 1000 dias de espera para uma consulta de oftalmologia: há 5.363 pessoas com um tempo de espera de 1.135 dias. Na unidade hospitalar de Faro, há mais 5.838 pessoas, que aguardam por 781 dias. Recorde-se que o tempo máximo definido por lei são 120 dias.

“Do total de utentes atendidos em primeira consulta de especialidade, 43,4% foram sujeitos a tempos de espera superiores ao limite legalmente estabelecido para a sua prioridade no segundo semestre de 2022, o que se traduz num aumento substancial no valor do indicador face a 2021 – em concreto, observou-se um aumento na percentagem de incumprimento de 15,8%”, indicou a ERS indica a ERS – Entidade Reguladora da Saúde.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *