Açores

Festas do Divino Espírito Santo com plano ambiental

Câmara de Ponta Delgada preparou um plano específico de gestão de resíduos sólidos para as Grandes Festas do Dívino Espiríto Santo.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada preparou um plano específico de gestão de resíduos das Grandes Festas do Divino Espírito Santo que já decorre nos bastidores e preparativos das celebrações e será aplicado em todos os momentos desta 20ª edição, acautelando a correta separação, acondicionamento e, por inerência, uma eficiente triagem de todo o lixo produzido até ao final do dia de domingo.

“Tudo isto foi desenhado em articulação com o Departamento de Gestão Ambiental de forma a que tanto os nossos colaboradores como as pessoas que se deslocam às festas possam ser parte ativa de um plano ambiental que vai contemplar um reforço de equipamentos, bem como de meios humanos e mecânicos em torno da separação e recolha de resíduos”, faz saber o Vice-presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado.

Por entre o programa das festas, a autarquia tem identificados a partilha popular das sopas de Espírito Santo, o cortejo etnográfico, o bodo de leite e o posterior beberete como os pontos de maior produção de resíduos.

Como tal, detalha Pedro Furtado, “entre os funcionários encarregues da higiene e limpeza dos espaços das festas, os colaboradores e escuteiros voluntários responsáveis por distribuir os kits onde serão servidas as sopas, estarão afetas mais de cem pessoas”.

A CMPD perspetiva uma afluência de milhares de pessoas, estando já a preparar quantidade suficiente para servir 13 mil sopas de Espírito Santo e 10 mil doses de arroz doce e tendo garantida a participação de 1300 figurantes no cortejo etnográfico.

Na partilha popular das sopas do Espírito Santo, que terá novamente lugar no campo de São Francisco, no sábado, a partir do meio-dia, os interessados terão de dispensar um euro como caução para poderem fazer uso de um kit ecológico e assim serem servidos.

O kit contempla um prato e uma colher de cana de açúcar, um copo de plástico reutilizável e um guardanapo de papel, “podendo os convivas serem reembolsados da caução no final de um circuito definido pela Câmara Municipal, que se iniciou com uma ação de sensibilização para a reciclagem e termina com a devolução do kit e separação de resíduos nos contentores colocados no local para o efeito”, explica o autarca.

O plano de gestão de resíduos das Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, refira-se, volta a assentar numa lógica de desperdício zero, recorrendo e fornecendo materiais biodegradáveis, reutilizáveis e compostáveis.

Nesta 20ª edição, e mantendo o esquema bem sucedido nos últimos anos, o Campo de São Francisco voltará a ter duas tendas nas quais constarão “dois contentores para papel e cartão, oito contentores para plástico, oito contentores para resíduos orgânicos, todos de 800 litros de capacidade, e 28 caixas destinadas à recolha dos copos reutilizáveis”, esclarece Pedro Furtado, sinalizando que toda a avenida marginal verá reforçados “os pontos de deposição de lixo em apoio à realização do cortejo etnográfico”.

Este ano, não serão novamente distribuídas bebidas ou comidas no decurso do cortejo etnográfico, uma decisão que se prende com a salvaguarda das condições higio-sanitárias de todos os intervenientes e visa prevenir o desencadeamento de eventuais situações de stress junto dos animais presentes.

A confeção das sopas e também do arroz doce já decorre no Coliseu Micaelense, local onde os colaboradores da Câmara Municipal de Ponta Delgada tiveram formação, tendo em vista, uma vez mais, a correta separação de resíduos e devido encaminhamento para as entidades competentes.

A autarquia decidiu, igualmente, intensificar a limpeza das áreas onde terão lugar as festas, aumentando, por isso, as ações de varredura manual e mecânica.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *