Distrito de Leiria

Fátima esgotada por causa de visita de Francisco

A região de Fátima já tem os alojamentos repletos há meses, o grande causador chama-se Francisco. Milhares de fiéis e peregrinos esperam o Papa este sábado no Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Já estão esgotados os hotéis e alojamentos locais há mais de um ano, isto tudo porque Portugal recebe um dos maiores eventos religiosos alguma vez realizados no País, as Jornadas Mundiais da Juventude, que se realizam entre 1 e 6 de agosto, colocaram Fátima no topo da esgotação em alojamentos e na restauração.

O Papa Francisco desloca-se hoje pelas 08h50 de Lisboa a Fátima, o pontífice será transportado por um helicóptero da Força Aérea Portuguesa que descolará de Figo Maduro em direção ao Estádio de Fátima. O EH-101 aterra em Fátima um pouco antes das 09h30. 

Após aterrar, o Papa segue para o Santuário de Fátima, pelas 09h30 recita o terço com os jovens doentes, esta ação decorrerá na Capelinha das Aparições.

Como foi frisado, Francisco irá rezar ainda pela paz e pelo fim da guerra na Ucrânia, depois deste ato, o pontífice regressa a Lisboa, pelas 11h00.

Santuário de Fátima espera meio milhão

São poucas as horas de permanência do Papa Francisco no Santuário de Fátima, mas nem isso assustou os peregrinos que estão em massa na região, e esta manhã são esperadas meio milhão de pessoas no recinto. No recinto a GNR instalou um forte dispositivo de segurança para que a vinda do Papa a Fátima corra bem.

Fátima e as ligações dos Papas

A primeira visita de um Papa a Portugal deu-se a 13 de maio de 1967, quando Paulo VI visitou o local nos 50 anos dos acontecimentos da Cova de Iria. O Papa terá aterrado na Base Aérea de Monte Real para uma visita pastoral, numa altura que as relações entre Portugal e o Vaticano estavam tensas, isso devido à vista papal à Índia.

Na época, o presidente do Conselho, Salazar e o Governo português não gostaram que Paulo VI tivesse visitado a Índia em 1964, ao assumirem um “insulto à nação portuguesa”.

Quinze anos depois, João Paulo II faz a sua visita pela primeira vez ao Santuário, foi entre 12 e 15 de maio, vista essa marcada pelo agradecimento do atentado que sofrera no ano anterior em Roma. Foi nessa ocasião que o pontífice reuniu com o Presidente da República, Mário Soares, e debaterão o estado atual de Timor-Leste, com a ocupação militar da Indonésia, desde 1975.

Foi em 2000, entre 12 e 13 de maio, que faz a sua terceira e última visita a Fátima, num momento de grande expetativa sobre a revelação do terceiro segredo de Fátima, prestes a completar 80 anos e muito doente. Visita essa que também serviu para beatificar Jacinta e Francisco.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *