EconomiaMundo

Equipa de voluntários empreendedores lança ‘Vodka Zelensky’ para apoiar a Ucrânia

Vodka sueca, guerra na Ucrânia e solidariedade. O que é que tudo isto tem em comum?

Tudo. Com a designação de ‘Vodka Zelensky’, a bebida com 40% de teor alcoólico é definida como ‘de qualidade premium à base de trigo’, feita e destilada na Alemanha e na Suíça.

A marca ‘Vodka Zelensky’ foi fundada «por um grupo de indivíduos amantes da paz para ajudar a Ucrânia e os ucranianos» afirmam no site, ao mesmo tempo que criaram a campanha #DrinkForPeace «para conscientizar e arrecadar fundos para ajudar a reconstruir a Ucrânia».

Destina-se a «fornecer assistência imediata à Ucrânia» e cada garrafa de 700ml custa, em Inglaterra, 29.99 libras (cerca de 35 euros), com a marca a comprometer-se a doar 100% dos seus lucros até 2026 para «apoiar os ucranianos necessitados e para ajudar a reconstruir o país».

Como ajuda imediata, pelo menos 5 libras por cada garrafa vendida serão doados diretamente para ONG selecionadas na Ucrânia.

A nova bebida foi criada por em oito dias por uma equipa que se define como «empreendedores, refugiados e voluntários que querem ajudar de forma rápida, descomplicada e em escala. Por isso largámos tudo, arregaçámos as mangas e construímos a marca de bebidas mais impactante do mundo»

O design é da estilista ucraniana Anastasia Rosinina e o negócio foi impulsionado pelo empresário suíço Tobias Reichmuth, «preenchendo a lacuna deixada pela vodka russa», cuja importação passou a ser proibida após a invasão militar à Ucrânia.

Os rótulos das garrafas representam as cores nacionais ucranianas, amarelo e azul, e exibem ainda uma silhueta do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *