Economia
Em Destaque

Trabalhadores da Autoeuropa votam nova proposta de pré-acordo laboral para dois anos

Os trabalhadores da Autoeuropa estão em processo de votação, esta terça e quarta-feira, para decidir sobre uma nova proposta de pré-acordo laboral. Esta medida, apresentada pela administração da fábrica de automóveis da Volkswagen, em Palmela, no distrito de Setúbal, visa manter os benefícios previstos no pré-acordo anterior, rejeitado em 3 de abril, mas com uma validade reduzida para dois anos.

A proposta atual mantém todas as regalias acordadas anteriormente, incluindo os significativos aumentos salariais de 6,8% em 2024, além de um aumento mínimo de 2,6% em 2025, ou 0,6% acima da inflação média do ano anterior.

Além disso, a proposta inclui um prémio de objetivos anual, que, segundo a Comissão de Trabalhadores (CT), pode proporcionar, em média, mais de 2.500 euros a cada trabalhador. Também está previsto um prémio único a ser atribuído em 2025, correspondente a um mês de salário, em reconhecimento ao lançamento do novo modelo híbrido T-Roc, a ser produzido na Autoeuropa a partir do próximo ano.

Na votação anterior, realizada em 3 de abril, a proposta de pré-acordo laboral para o próximo triénio foi rejeitada por 3.932 trabalhadores (57,7%), enquanto apenas 1.645 (41,8%) votaram a favor do documento. Agora, os trabalhadores têm a oportunidade de decidir sobre esta nova proposta, que tem uma validade reduzida para dois anos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito