Opinião

É Urgente ajudar Cabo Delgado

Uma crónica de João Paulo Alves.

Na região Nordeste de Moçambique existe um conflito que dura há quase três anos, tendo causado mais de duas mil mortes e cerca de 700 mil deslocados.

Em Novembro de 2020, era o presidente francês que através do twitter alertava para o que se estava a passar em Moçambique, sem que o governo português tivesse ainda tomado medidas para ajudar o país lusófono.
 

Em Junho de 2018 o Governo português aconselhava os viajantes a evitarem a permanência em várias zonas da província de Cabo Delgado, porém nenhuma ação foi tomada para tentar evitar que o clima de guerrilha e violência e a crise humanitária se alastrassem até às circunstâncias atuais.
 

Segundo Deprose Muchena da Amnistia Internacional: “O povo de Cabo Delgado é martirizado entre os insurgentes islamistas, as forças de segurança moçambicanas e os mercenários privados ao serviço do governo. Nenhuma das três partes no conflito respeita o direito dos civis à vida ou as regras da guerra”.

Enquanto, na Europa e no conselho das nações unidas se “debatia” e “observava” a situação, havia homens, mulheres e crianças a serem raptadas, arrastadas de suas casas e aglomeradas para sumariamente serem executadas, enquanto outros abandonavam tudo para tentarem fugir a este destino.
 
  Em Dezembro do ano passado o ministro da defessa João Gomes Cravinho, em visita a Moçambique garantiu para Abril o envio de militares portugueses para Moçambique, sendo que agora já não se quer comprometer com datas. É verdade que o governo moçambicano se mostrou disposto a aceitar apoio militar e logístico, porém tem-se mostrado resistente a receber contingentes militares estrangeiros.

A organização Save The Children, denunciou, esta semana que há crianças a serem decapitadas em Cabo Delgado, as crianças não podem esperar, Cabo Delgado não pode esperar, Moçambique não pode esperar, é preciso ajudar e intervir já.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *