Mundo

Do Vaticano para a Ucrânia: Cardeal transporta camisolas térmicas e geradores

O cardeal Konrad Krajewski, prefeito do Dicastério para a Caridade do Vaticano, chegou esta segunda-feira a Lviv para levar camisolas térmicas e geradores elétricos para as populações de Zaporizhzhia, Odessa, Kiev e outras zonas de guerra na Ucrânia.

Numa viagem que fez sozinho, o cardeal Krajewski transportou quase 40 geradores elétricos e camisolas térmicas recolhidas pelo Dicastério durante o mês de dezembro.

Para D. Konrad Krajewski, é imperativo chegar rapidamente às zonas de guerra com camisolas térmicas e geradores que podem salvar vidas, tendo em conta o frio e os cortes de energia devido à destruição de várias infraestruturas.

Mas nem tudo foi fácil, conforme o pontífice explicou, uma vez que teve de enfrentar «filas de até 8 ou 15 horas na fronteira, com a temperatura de -15 graus. Graças ao passaporte diplomático, eu posso trazer tudo de forma rápida e direta”, explicou ao portal de notícias da Santa Sé, Vatican News, citado pela Agência Ecclesia.

«O procedimento é longo, mas acima de tudo, por causa da muita neve que não foi limpa, as estradas de entrada e saída estão todas bloqueadas. Havia uma fila de 30 quilómetros de camiões parados e os camiões bloqueiam três quartos da estrada.»

De Lviv o esmoler pontifício partiu sozinho para visitar várias cidades onde continua a guerra, incluindo Zaporizhzhia, Odessa e a capital Kiev, em viagens que servirão para transportar os geradores.

«E assim continuamos este serviço para o povo por parte do Santo Padre. Na verdade, não basta ter camisolas, não basta ter geradores, é preciso poder levá-los aos vários lugares e, como eu disse, não é nada fácil. Especialmente com estas temperaturas.»

Fonte: Agência Ecclesia


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *