Desporto

Desportista cabo-verdiano crítica Diogo Dalot por “promover as atrocidades” do colonialismo

O basquetebolista profissional cabo-verdiano, Ivan Almeida, criticou esta quarta-feira o futebolista português, Diogo Dalot, após ter feito uma publicação no Twitter, acerca do período dos descobrimentos portugueses.

Na publicação o lateral-direito da seleção nacional, mostrou orgulho por ser um dos 26 convocados para a competição, com um forte simbolismo referente à história de Portugal. “Há momentos que ficam para sempre, e estar nesta convocatória será um deles. Carregamos a história de Portugal connosco. Somos uma terra que explorou, descobriu, conquistou, e espalhou a sua cultura nos 4 cantos do mundo”, escreveu o jogador no Twitter.

Em resposta, Ivan Almeida, mostrou descontentamento pelas palavras do internacional português e respondeu de forma crítica às suas declarações. “Há muita gente que pensa assim ainda, explorar (invadir), descobrir (colonizar), espalhou cultura (violar, sequestrar e tirar a liberdade de povos e nações), palavras bonitas quando querem justificar os crimes e as atrocidades que cometem. Mas muitos não querem ter esta conversa!”, respondeu o basquetebolista cabo-verdiano.

A publicação gerou uma discussão geral com pessoas a defenderem ambos os lados. Uma das respostas, em discórdia para com o basquetebolista por parte de um utilizador, diz que “é uma tremenda ignorância resumir a história de Portugal a invasões, violações e sequestros de outros povos. Talvez te devesses concentrar naquilo que sabes fazer (por sinal muito bem) que é jogar basket”.

O desportista cabo-verdiano resolveu então responder e terminar a sua intervenção, “Não resumi a história de Portugal a isso, mas vê-se como incomoda por os pontos nos i. O que fizeram foram cometer CRIMES nos 4 quatros cantos do Mundo. É bonito tentar embelezar as vossas ações a contar só uma narrativa da história. Se tens problemas com o que disse”.

Por outro lado, houve também comentários de apoio a Ivan Almeida após a sua resposta à publicação. “É verdade Ivan, mas isto deve-se ao sistema de ensino português. No ensino português ensinam a era dos descobrimentos com a narrativa de uma era de orgulho para o país, enquanto, por exemplo no Reino Unido, a narrativa no ensino é a de exploração e invasão às colónias”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *