Mundo

Coreia do Norte dispara míssil balístico em direcção ao Mar do Japão

Num comunicado, o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) disse que Pyongyang (Coreia do Norte) disparou um “míssil balístico de tipo desconhecido no Mar Oriental”, nome dado ao Mar do Japão nas duas Coreias. Isto acontece depois de os norte-coreanos terem disparado mais de 30 projécteis na passada semana.

Por sua vez, a guarda costeira japonesa informou que o míssil atingiu a água, fora da sua zona económica exclusiva (ZEE).

O regime de Pyongyang disparou pelo menos 33 mísseis de vários tipos entre 2 e 5 de Novembro, em resposta a manobras aéreas de Seul e Washington, as maiores do género dos dois aliados nos últimos cinco anos.

Os lançamentos levaram a que militares dos EUA e da Coreia do Sul prolongassem os exercícios por mais um dia e enviassem no passado sábado, pela primeira vez em cinco anos, dois bombardeiros B-1 para a península coreana.

A tensão na península coreana está a atingir níveis sem precedentes face aos repetidos testes de armas norte-coreanos, às manobras aliadas e à possibilidade de que, como indicado pelos satélites, o regime de Kim Jong-un esteja pronto para conduzir o primeiro teste nuclear desde 2017.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *