Distrito de Leiria

Contrato de 105M€ para Coesão Territorial da CIMRL integra Marinha Grande

O contrato foi assinado hoje no Castelo de Leiria.

O presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, assinou esta segunda-feira, 11 de março, no Castelo de Leiria, a contratualização do Instrumento Territorial Integrado (ITI) da Comunidade Intermunipal da Região de Leiria (CIMRL), no âmbito do Programa Regional do Centro – Centro 2030.

O documento foi assinado pela presidente da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão (AG) do Programa Regional do Centro 2030, Isabel Damasceno; pelo presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes; e pelos representantes dos 10 municípios que integram a CIM. 

O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, congratula-se com a assinatura deste contrato “por potenciar a coesão territorial da região”, evidenciando que “a Marinha Grande é uma cidade tecnológica no meio da natureza, que tem um centro de desenvolvimento económico industrial e de serviços, consolidado no cluster dos moldes e plásticos, não esquecendo, que continuamos a ser a capital do vidro”.

Aurélio Ferreira destaca que “é neste clima que podemos afirmar que a Marinha Grande é uma ilha de crescimento, desenvolvimento e inovação em Portugal, cuja competitividade das empresas é potenciada graças à importância dos Fundos Europeus, que se constitui como impulso e complemento para garantir o sucesso futuro do nosso concelho”.

Na cerimónia de assinatura do contrato, Isabel Damasceno destacou o “profissionalismo e qualidade com que a estratégia foi desenvolvida para a Região de Leiria, que permite fazer projetos importantes”, lembrando a importância da “preocupação com a execução dos projetos”.

Para o financiamento deste contrato, a AG do Centro 2030 assegura uma dotação que totaliza 105.738.059,00 euros, valor que representa mais de 125 milhões de investimento em 423 projetos enquadrados nos objetivos específicos e tipologias previstas no Programa Regional do Centro. Estão envolvidas 11 entidades, prevendo-se executar 107 projetos, que vão beneficiar os cerca de 300 mil habitantes da área da CIMRL.

O Plano de Ação da Região de Leiria 2030 assenta em quatro eixos: reforço da coesão territorial; reforço do sistema urbano; dinamização de ativos territoriais; e desenvolvimento e competividade da Região.

As verbas destinam-se a comparticipar projetos dos municípios ao nível do investimento empresarial (reforçar o crescimento sustentável e da competitividade das PME’s); apoios ao emprego (melhorar o acesso ao emprego, sobretudo dos jovens); produtos turísticos (fomentar o desenvolvimento social, económico, ambiental, cultural, turístico); Leiria Região Digital 4.0 (reforço de estrutura e segurança informática); proteção civil (plataforma de informação territorial e atuação na prevenção e segurança); e áreas sociais (reforçar a igualdade de acesso a todos os cidadãos a serviços de qualidade, na educação, saúde e intervenção social).


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *