Sines

Centro de dados em hiperescala de Sines recebe primeiros clientes na próxima semana

Entre os primeiros clientes estão a EXA Infrastructure, a DE-CIX e a COLT, três fornecedores de ‘internet connection exchange’.

O primeiro edifício, que estará totalmente operacional até março de 2024, dá início à operação de um dos maiores ‘campus’ de centros de dados da Europa, segundo a empresa responsável pelo ‘campus’ Hyperscaler Data Centre, com capacidade de 495 MW, num investimento de até 3.500 milhões de euros.

Quando estiver concluído, o projeto deverá fornecer até 495 MW de capacidade em seis edifícios, estando prevista a “criação de até 1.200 empregos diretos altamente qualificados e 8.000 empregos indiretos até 2028”. O ministro das Infraestruturas, João Galamba, visita esta tarde o projeto SINES 4, com o presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, e o presidente da AICEP — Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Filipe Costa, que serão recebidos pelo presidente executivo da Start Campus, Afonso Salema.

“Os primeiros clientes iniciam, assim, a sua atividade no SINES 4.0 numa fase inicial de configuração do primeiro edifício que, quando estiver concluído, terá uma capacidade total de 15 MW [Megawatts], os primeiros de um total de 495 MW”, anunciou a empresa, em comunicado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *