AtualidadeMobilidade

Carris Metropolitana, UNIR e Carris lideram reclamações no sector dos transportes públicos

As reclamações relacionadas com o setor dos transportes públicos têm vindo a agravar-se de ano para ano, divulga o Portal da Queixa.

«Entre janeiro e 15 de dezembro de 2023, os passageiros registaram cerca de três mil queixas na plataforma, um crescimento na ordem dos 40%, face ao ano anterior. O atraso ou falta de transporte é o motivo mais apontado. A Carris Metropolitana, a CARRIS e a UNIR foram as marcas mais visadas.»

Entre os principais motivos de reclamação, o atraso ou falta do transporte público com grandes tempos de espera é o tema apontado na maioria das queixas dos passageiros (60.3%).

Em segundo, a alteração de carreira (mudanças nas linhas dos autocarros), a gerar 12.5% dos casos reportados no Portal da Queixa; 10.1% das ocorrências estão casos referentes à conduta do motorista, o terceiro motivo mais invocado, no qual os passageiros denunciam comportamentos agressivos, condução perigosa e falta de cordialidade.

Estes problemas fizeram aumentar, em 2023, os índices de insatisfação dos passageiros, revela a análise do Portal da Queixa, que registou um total de 2.911 reclamações relacionadas com as categorias Transportes Coletivos de Passageiros, Comboio e Metropolitano e Transporte Marítimo, um crescimento a rondar os 40%, comparativamente com o período homólogo do ano passado, que totalizou 2.102 queixas.

A categoria mais reclamada do setor, a absorver 76.2% das ocorrências registadas é: Transportes Coletivos de Passageiros, traduzindo uma subida de 41%, face a 2022. Segue-se a categoria Comboio e Metropolitano, a acolher 22.6% das queixas e a registar um aumento de 34%.

Apenas a categoria Transporte Marítimo única registou uma descida, em comparação com o período homólogo: menos 12.2%.

Já as condições do veículo estão na origem de 5.8% das reclamações registadas este ano. Referem-se a veículos sujos, com ar condicionado avariado, mau cheiro, entre outras situações e a gerar 3.1% das queixas estão problemas com o reembolso. São questões sobre a não devolução do valor de passe por serviços não prestados.

Já sobre as entidades mais reclamadas, lideram a Carris Metropolitana, a funcionar na Área Metropolitana de Lisboa, a CARRIS (com operação em Lisboa), e a UNIR – nova rede de transportes da Área Metropolitana do Porto, que somam 61.2% das queixas registadas em 2023 sobre transportes públicos.

Até ao dia 15 de dezembro, foram efetuadas 1.972 reclamações aos transportes públicos de Lisboa. A Carris Metropolitana e a CARRIS foram as entidades com maior número de queixas recebidas.

Apesar disto, foi a categoria Comboio e Metropolitano a que mais cresceu em reclamações, com mais 89.9%, em relação a 2022. O atraso ou falta de transporte foi o motivo mais reportado, gerando 68.9% das queixas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *