Desporto

Carlo Ancelotti elogia o sadino José Mourinho

O treinador italiano falou sobre o trabalho do técnico português e o seu percurso na AS Roma.

José Mourinho foi muito elogiado por Carlo Ancelotti, atual treinador do Real Madrid CF e ex-jogador da AS Roma. Em entrevista à RadioSerieA, o técnico dos merengues falou sobre a ligação de Mourinho com os adeptos do clube, evolução e ainda enalteceu o português:

«Esta ligação especial entre ele e os adeptos não me surpreende, porque José Mourinho é franco, honesto e um grande treinador, por isso conseguiu construir uma ligação fantástica com os adeptos e isso é certamente muito positivo e também conseguiu trazer resultados importantes com uma equipa que não estava entre as melhores”, estas foram as palavras do treinador italiano dos merengues para o técnico português.

Mourinho que, recentemente, na jornada inaugural da Série A, frente a outro treinador português, Paulo Sousa, empatou 2-2. O técnico da AS Roma não esteve no banco de suplentes por castigo. No encontro, Belotti fez o 1-0 aos 17 minutos para a formação da capital italiana. A Salernitana marcou, por intermédio de Candreva, aos 36 e 49 minutos, conseguindo a reviravolta no marcador. Já na segunda parte, com o lançamento dos reforços Renato Sanches e Leandro Paredes, este último assistiu Belotti que, aos 82 minutos, fez o bis na conta pessoal, e o empate no encontro.

Com a curiosidade de no início desta temporada, em final de junho, Mourinho e Dan Friedkin, responsável pelo clube italiano, terem estado reunidos em Setúbal para selar a renovação do contrato do «Special One». Mourinho estava, nessa altura, a gozar um período de férias na sua terra natal e o acordo foi alcançado entre ambas as partes.

A AS Roma de José Mourinho já tinha praticamente acertada a contratação de Duván Zapata, junto da Atalanta, mas o treinador Gian Piero Gasperini travou o negócio, devido à lesão grave da contratação recorde do clube de Bérgamo (El-Bilal Touré, por 28 milhões de euros).

A nível académico, Mourinho tem os títulos de Doutor Honoris Causa da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (2009) e, porventura o mais importante, o de Professor Honoris Causa do Instituto Politécnico de Setúbal, distinção atribuída pela primeira vez pelo IPS.

Na altura, responsáveis do estabelecimento de ensino justificaram a distinção pela “personalidade de excelência” de José Mourinho, nascido e criado em solo sadino e já com “reconhecido mérito a nível internacional”, que, mercê da sua dedicação ao desporto, “tem contribuído de forma inigualável para a dignificação e reconhecimento desta área do conhecimento, de natureza estratégica para o IPS, contribuindo para o prestígio de Setúbal e de Portugal em todo o mundo”.

José Mourinho é, atualmente, um dos treinadores mais prestigiados da história do futebol. Entre 25 títulos conquistados, o setubalense venceu 8 campeonatos nacionais, 2 edições da Liga dos Campeões, ao leme de FC Porto (2003/04) e Inter Milão (2009/10), e duas da Liga Europa, pelos ‘dragões’ (2002/03) e com o Manchester United (2016/17).

José Mourinho defende a AS Roma desde 2021 e já realizou duas épocas completas, tendo conquistado a UEFA Conference League no seu primeiro ano. O técnico de 60 anos entra agora na terceira temporada ao serviço dos Giallorossi.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *