CulturaDesportoMundoSesimbraSolidariedade

Bolsa Local de Voluntariado ajuda a dinamizar atividades de cariz social em Sesimbra

A 5 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional do Voluntariado. Este dia foi implementado pelas Nações Unidas em 1985 para incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo. Homens e mulheres, das mais diversas idades e estratos sociais, disponibilizam parte do seu tempo para apoiarem os outros em atividades sociais, culturais ou desportivas.

Em Sesimbra, muitas pessoas fazem e promovem iniciativas com significado na promoção de um concelho mais inclusivo e igualitário. Existe mesmo uma Bolsa Local de Voluntariado que apresenta diversas oportunidades para quem tenha tempo para disponibilizar. Os voluntários podem dar aulas na Universidade Sénior ou ajudar em festas para arrecadar fundos para causas solidárias.

Café Memória procura voluntários  

Foram abertas inscrições para voluntários que queiram contribuir para o projeto Café Memória. Os voluntários vão prestar apoio no acolhimento dos participantes e na preparação e dinamização das sessões presenciais. Os candidatos têm que ter mais de 16 anos, ter disponibilidade de 4 horas no último sábado de cada mês (das 10 às 12 horas) e ser empático para aqueles que tenham problemas de demência.

Em 2023, estas sessões vão ter lugar nas instalações da Junta de Freguesia da Quinta do Conde (com acessibilidades adequadas a pessoas com mobilidade reduzida). O Café Memória é um local de encontro tanto para pessoas com problemas de memória como para os seus cuidadores. Estas pessoas estão numa faixa etária que vai dos 45 aos 75 anos. Estes têm a oportunidade de se reunirem, uma vez por mês, para partilharem experiências e apresentarem suporte mútuo.

Durante a pandemia, em que estas sessões tiveram de ser feitas online, participaram cinco mil pessoas. Este projeto foi criado em 2019, na Casa do Bispo, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com demências, suas famílias e cuidadores. O Café Memória é uma parceria entre a Câmara Municipal de Sesimbra e a Associação Alzheimer Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *