Sines

Boia do Instituto Hidrográfico de Sines registou onda de 11,5 metros

As boias do Instituto Hidrográfico registam ondulação bastante forte durante a passagem das depressões Babet, Aline e Bernard, indica a Marinha Portuguesa.

«Entre os dias 17 e 23 de outubro de 2023, observou-se um aumento na altura da ondulação, nos registos de observação das boias multiparamétricas localizadas em Leixões, Nazaré, Sines e Faro.

Os valores máximos da altura da onda observados foram os seguintes: Leixões – 15,8 metros, na manhã do dia 20 de outubro; Nazaré – 11,7 metros, na manhã do dia 20 de outubro; Sines – 11,5 metros, na manhã do dia 20 de outubro e Faro – 9,9 metros, na tarde do dia 22 de outubro.

O Instituto Hidrográfico (IH) mantém em operação, no quadro do sistema MONIZEE um conjunto de redes de monitorização do oceano costeiro ao largo de Portugal Continental, designadamente redes de monitorização in situ (boias multiparamétricas, boias ondógrafo direcionais, estações maregráficas costeiras e estações meteorológicas costeiras), e ainda redes de monitorização remota (estações radar HF costeiras).

Estas boias medem diversos parâmetros oceanográficos e/ou meteorológicos (velocidade da corrente e agitação marítima) no local onde se situam os equipamentos de medida.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *