Distrito de Leiria

Bispo José Ornelas identifica casos que preocupam Papa Francisco

Na receção do Papa ao Santuário de Fátima, o bispo de Leiria-Fátima e presidente da Conferência Episcopal Portuguesa evocou dois temas que atualmente preocupam o Papa Francisco, o da guerra na Ucrânia e os abusos.

No final da recitação do terço que o Papa Francisco fez com jovens reclusos e deficientes, o bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, afirmou juntar-se à oração do Papa pela paz, coma qual o Santuário “se identifica, tendo particularmente em atenção a guerra na Ucrânia e em tantos outros focos de conflito no mundo, que atingem dramaticamente a vida e o futuro, sobretudo das crianças e dos jovens”.

Disse ainda que “a nossa oração inspira-se também no cuidado materno da Mãe de Jesus, aqui revelado para com três crianças, pastorinhos simples e pobres, durante uma guerra sangrenta e uma pandemia que vitimou duas delas [Jacinta e Francisco], animando-as, no meio do sofrimento e fazendo nascer no coração delas a união a Jesus e a esperança, até à vida sem limites junto de Deus”, disse D. José Ornelas na sua saudação ao Papa.

Nesta saudação, o bispo de Leiria-Fátima não deixou de fora o problema dos abusos de menores, um tema que tem focado atenções por estes dias de visita de Francisco a Portugal.

“Rezamos particularmente com e pelas crianças e jovens vítimas da doença, da pobreza, da fome, de todo o tipo de conflito, dos abusos, das injustiças e da exclusão dos mais frágeis”, disse, mas assegurando: “Consigo oramos, e orando levantámo-nos do nosso comodismo e da nossa indiferença, como nos ensina Maria, nesta JMJ, celebrando a alegria de sermos Igreja que sonha, particularmente com os seus jovens”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *