AtualidadeSines

Arguidos da ‘Operação Influencer’ em liberdade com TIR e cauções de milhares de euros

Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara Municipal de Sines, e um dos detidos no processo ‘Operação Influencier’, ligado a negócios do lítio, hidrogénio verde e centro de dados, ficou em liberdade após ser presente a primeiro interrogatório judicial.

O Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa, aplicou a todos os arguidos neste processo o Termo de Identidade e Residência (TIR), a medida de coação menos gravosa.

No caso de Nuno Mascarenhas, para quem o Ministério Público pedia a suspensão de mandato, a proibição de contactos e de entrar nas instalações da autarquia, no comunicado do Tribunal Central de Instrução Criminal, o juiz Nuno Dias Costa não menciona a indiciação de qualquer crime ao presidente da Câmara Municipal de Sines.

Também os administradores da empresa Start Campus, Rui Oliveira Neves e Afonso Salema, ficaram submetidos a TIR, sendo que a empresa, também arguida no processo, terá de prestar caução no valor de 600 mil euros no prazo de 15 dias.

Diogo Lacerda Machado, consultor e amigo do primeiro-ministro, ficou sujeito a uma caução de 150 mil euros no prazo de 15 dias e fica proibido de se ausentar para o estrangeiro, tendo que entregar o respetivo passaporte à guarda do tribunal no prazo de 24 horas.

O mesmo acontece com Vítor Escária, ex-chefe de gabinete do primeiro-ministro, António Costa, que também não se pode ausentar para o estrangeiro, devendo entregar o respetivo passaporte no prazo de 24 horas.

O juiz do Tribunal de Instrução Criminal deixou cair os crimes de corrupção ativa e passiva de que os arguidos eram suspeitos, constando no processo apenas os de tráfico de influências e oferta indevida de vantagem.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *