Desporto

Antiga promessa do Sporting CP conta a história da mudança para Alcochete

Diogo Amado, outrora um miúdo-maravilha dos leões, explicou a mudança de Lagos para a Academia dos verde e brancos, aos 12 anos.

Atualmente, com 33 anos, tem uma curiosidade que salta à vista. Apesar de ter feito praticamente toda a formação no Sporting, só conseguiu estrear-se na principal Liga portuguesa, em 2010/11 (com 21 anos) no União de Leiria, clube que representa atualmente, desde 2021.

O médio algarvio falou ainda da relação que nutria com os jovens colegas do Sporting, na sua época, em que descreveu o quarto de 4 jogadores como uma autêntica selva: Semedo, Yannick Djaló, Zezinando e Fábio Paím, companhias que lhe valeram vários ‘carolos’.

Em 2009, Amado era uma das maiores promessas da pantera leonina. Com nomes como Yannick Djaló ou Fábio Paím, Amado encantava os técnicos das camadas jovens. Acabou por ser emprestado em 2009/10 ao Real Massamá e ao Odivelas para ganhar mais ritmo competitivo.

Eis que, surpreendentemente, foi vendido ao União de Leiria, na altura na I Liga. Em 2011/12, novo empréstimo, desta vez ao Estoril Praia, onde se destacou até 2017 (com uma breve passagem pelo Sheffield Wednesday [Inglaterra]). Depois do auge da carreira, foi para o melhor clube do Qatar e um dos melhores do médio-oriente, o Al-Gharafa onde realizou 52 jogos.

Seguiu-se o Ajman dos Emirados Árabes Unidos. Eis então que, em 2021, voltou ao União de Leiria, desta vez, encontrando o clube nas divisões inferiores do futebol português.

O médio, que atualmente já tem mais de 50 jogos pela União, revelou em entrevista à comunicação social que o clube onde joga atualmente merece o topo do futebol nacional. União de Leiria que venceu a Liga 3 na passada temporada e, por isso, marca agora presença no 2.º escalão do futebol português.

Verdade é, que clubes como a União de Leiria, Vitória FC (Setúbal) ou Belenenses, grandes históricos do futebol português, se encontram nas divisões inferiores, mas parecem estar a conseguir escalar até à elite do futebol nacional.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *