Santiago do Cacém

Alunos de Santiago do Cacém participaram na 9.ª edição do ‘Viver (com) a Escrita’

A 9.ª edição do ‘Viver (com) a Escrita’ proporcionou a 235 alunos dos agrupamentos de escolas do município de Santiago do Cacém encontros com escritores e ilustradores nacionais, como Fernando Ribeiro (Moonspel), Eduarda Lima, Carla Nazareth e Pepedelrey, entre os dias 25 de outubro e 21 de novembro de 2023.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, tornou possível ao público mais jovem conhecer diferentes autores, através de conversas moderadas pelo jornalista João Morales, e, desta forma, promover a leitura.

São, também, parceiros a Fundação Caixa Agrícola Costa Azul, responsável pela oferta dos livros aos alunos, e a Rádio M24, que entrevista os autores e divulga a iniciativa.

O ‘Viver (com) a Escrita’ 2023 terminou, dia 21 de novembro, na Escola Secundária Padre António Macedo, em Vila Nova de Santo André, com o escritor, vocalista e criador da banda de Heavy Metal portuguesa Moonspell, Fernando Ribeiro, que apresentou o seu segundo romance «Café Kanimambo», depois de «Bairro Sem Saída», influenciado pelas suas vivências na Brandoa.

A escritora e ilustradora Eduarda Lima apresentou, dia 15 de novembro, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém, o seu trabalho e percurso numa sessão dirigida aos alunos das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém, nomeadamente, EB de Abela, EB S. Bartolomeu da Serra, EB Relvas Verdes, EB Cruz de João Mendes e EB Aldeia dos Chãos.

O seu álbum de estreia, «O Protesto» (2020), recebeu a Menção Especial do Prémio Nacional de Ilustração e o Prémio BIG Aquisição, da Bienal de Guimarães (2021).

Os alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Professor Arménio Lança, em Alvalade, receberam, no dia 8 de novembro a escritora e ilustradora Carla Nazareth para uma conversa sobre o seu processo criativo e o livro «Somos Todos Peixinhos Dourados», em que cada exemplar é único, pois foi personalizado pela autora.

O ‘Viver (com) a Escrita’ levou, dia 25 de outubro, o escritor e ilustrador Pepedelrey à Escola Básica de Cercal do Alentejo, onde esteve à conversa com os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico deste agrupamento de escolas.

Pepedelrey é autor de diversos livros coletivos e individuais, para várias editoras em Portugal e no estrangeiro.

O ‘Viver (com) a Escrita’ 2023 fez parte do programa das Comemorações do Nascimento de Manuel da Fonseca, que contou com um programa com diversas atividades que decorreram durante os meses de outubro e novembro no município de Santiago do Cacem.

Fonte: Câmara Municipal de Santiago do Cacém


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *