Almada

Almada com medida inédita nas escolas do concelho

Kits gratuitos de higiene menstrual foram entregues nas escolas do concelho para o combate à pobreza menstrual e com o objetivo também de hábitos ambientalmente sustentáveis na população mais jovem.

Foi mediante comunicado que a Câmara de Almada avança esta quinta-feira que procedeu recentemente à distribuição de kits gratuitos de higiene menstrual por todas as escolas do concelho.

O vereador Filipe Pacheco explicou que <<Atacar o problema da pobreza menstrual é fazê-lo de uma forma ambientalmente consciente>>, são esses os principais objetivos desta medida que foi entregue num estabelecimento de ensino na Costa da Caparica.

A Câmara de Almada irá avançar com mais distribuição dos kits que chegará em breve a 900 estudantes do 7.º ao 12.º ano. Nesta primeira distribuição abrangeu cerca de 40 alunas.

Na entrega as alunas vão poder participar numa “girls talk”, para tirarem todas as dúvidas num ambiente mais reservado. O ‘kit’ é composto por uma bolsa que tem dois pensos higiénicos reutilizáveis e um copo menstrual, esse kits foi adquirido pela Câmara de Almada.

A ideia foi lançada de uma proposta do Conselho Municipal de Juventude da cidade que a autarquia colocou agora em prática. 

“No ano em que comemoramos o 50.º aniversário do 25 de Abril, importa sublinhar a importância da participação democrática dos jovens. A materialização de uma recomendação feita por este órgão à Câmara de Almada é reflexo do Estado de Direito Democrático, preconizado pela juventude de Abril”, adiantou o vereador com o pelouro da juventude.

Com esta ação a autarquia pretende combater um fenómeno que ficou bem retratado num estudo público com 12 por cento das raparigas inquiridas admitirem já ter faltado às aulas devido a não terem possibilidade de comprar produtos de higiene menstrual.

Numa primeira fase, a autarquia prevê alcançar 10 por cento do universo das estudantes de Almada.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *