À Boa MesaDistrito de Évora

Adega Cartuxa reconhecida com Melhor Adega Europeia 2023

Quando se fala em vinhos lembramos que Portugal nos últimos anos tem alcançado fora de portas os mais belos prémios no setor vínico, foi o caso da Adega Cartuxa que acaba por ser distinguida como Melhor Adega Europeia 2023.

Os produtores de vinhos portugueses tem apostado forte no setor, um setor que até ao fim do século passado estava quase esquecido, mas devido ao esforço e trabalho dos produtores, tanto nas vinhas como na produção, começaram a dar cartas na Europa e até no Mundo.

É o caso da Adega Cartuxa que acaba de ser distinguida como Melhor Adega Europeia 2023, esta distinção decorreu na 20.ª edição dos prémios AURUM 2023 – Europa – Excellence – Enogastronomic, onde a foi distinguida e reconhecida na categoria Best European Winery 2023.

Ao Diário do Distrito os responsáveis afirmam que o prémio é de elevado prestígio e potenciadores da atividade turística e económica dos países e das regiões dos vencedores.

O prémio que agora foi entregue à Adega Cartuxa saiu de uma escolha do CEUCO – Conselho Europeu das Confrarias Enogastronómicas, uma entidade cujos membros promovem e protegem um determinado número de produtos de origem, com reconhecida qualidade, e boas práticas e tradições na sua produção.

Este ano, a gala de prémios decorreu em Castellon, Valência, na vizinha Espanha, no passado dia 28 de outubro, onde juntou várias empresas de muitas regiões europeias, onde puderam dar a conhecer os seus produtos de excelência.

Para além de receber o prémio, os responsáveis da Adega Cartuxa salientam que é importante este reconhecimento, uma vez que coloca as regiões dos vencedores nas rotas europeias do enoturismo e do turismo gastronómico europeu, como a Adega Cartuxa que se estende por todo o Alentejo e Portugal.

Estratégia de exportação

Nos últimos anos a estratégia da Adega Cartuxa passa pela exportação dos seus vinhos para fora de Portugal, sendo o maior exportador europeu de vinhos para o mercado brasileiro em 2022.

Mas não é só do vinho que a Adega Cartuxa se demarca, também passa por eventos em Adega como provas de vinho e visitas às suas adegas, espera que este ano possa ultrapassar os 30 mil visitantes que na sua maioria são turistas estrangeiros.

Para além dessas atividades, a empresa destaca-se também com a Enoteca da Cartuxa, que junta a degustação de vinhos com a gastronomia tradicional do Alentejo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *