Mundo

A vaga de calor no sul do mediterrâneo e na Europa pode causar incêndios e doenças

O anticiclone, que transporta o ar quente de África para a Europa, aumentou os termómetros no sul mediterrânico e os receios no Velho Continente relativamente aos incêndios e às consequências para a saúde das pessoas.

A temperatura máxima na Itália é esperada para atingir 47 graus centígrados (°C) na Sicília e Sardenha, batendo recordes, como em Roma, onde se antecipam 42 °C.

A Espanha já superou duas ondas de calor desde o início do solstício de verão, em junho, mas, para esta semana, a previsão é de temperaturas entre 40 e 44 °C e noites tropicais, em que a temperatura não deve se aproximar dos 25 °C.

Consoante a Agência Estatal de Meteorologia de Espanha, este anticiclone faz com que “o ar muito quente do Norte de África se mova”, o que favorece uma estabilidade atmosférica, acumulando calor na superfície.

Mais da metade da Espanha está sob vigilância. Na Andaluzia, as províncias de Córdova e Jaén estão em alerta vermelho, devido ao risco extremo de temperaturas altas, que podem chegar a 44 °C.

Em França, o alerta laranja foi acionado no sul, onde as temperaturas podem atingir 40 °C.

A temperatura mínima prevista nos Balcãs é de, pelo menos, 40 °C, o que gera receios quanto à ocorrência de incêndios e à saúde de pessoas em Montenegro, Albânia, Sérvia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo, Croácia e Eslovénia.

Na Turquia, há diversos incêndios florestais ocorrendo, que começaram no fim de semana e registaram temperaturas em torno de 38 graus, que, atualmente, ultrapassam 40 graus.

Na Roménia, onde está hoje de 40 graus C à sombra, é esperado que ocorram tempestades, com chuvas intensas e ventos fortes. Na Bulgária, as temperaturas devem ser elevadas em Russe, no Danúbio, e Sandanski, na fronteira com a Grécia.

Na Áustria, o calor chegou a 35 graus C. A Cruz Vermelha abriu salas para ajudar as pessoas a recuperarem-se do calor.

A Hungria está com 39 graus C no sul e está com o alerta vermelho nas províncias de Bács-Kiskun, Csongrád-Csanád e Békés.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *