Opinião

A importância de educar os rapazes para o feminismo

É impossível construir uma sociedade mais justa, inclusiva e evoluída sem educar os rapazes para o feminismo.

Mas o que queremos dizer, quando nos referimos a uma educação feminista?

Falamos de educar para que todas as pessoas sejam tratadas com respeito e com dignidade, falamos de dividir tarefas domésticas e todas as áreas da vida quotidiana.

O diálogo deve ser franco e honesto, com ênfase na igualdade de direitos, expondo a marginalização a que as mulheres têm sido sujeitas, nas mais diversas áreas, do trabalho, à educação, passando pela limitação das suas opções, liberdades e também pela inibição do direito ao prazer e a uma sexualidade livre.

Educar para o feminismo será assim desconstruir padrões tóxicos de masculinidade, nos quais, os homens se continuam a querer insensíveis e rudes. Nestes, ser forte é equivalente a dominar e a reprimir. É fundamental que se mostre aos rapazes que ser forte é ser bondoso e gentil. É respeitar o “Não” de uma mulher em qualquer fase de envolvimento físico e/ou emocional. É esperar um consentimento entusiasta em qualquer ato sexual e não uma submissão ou envolvimento apático para cumprir uma função ou evitar uma rutura.

Exponha os rapazes a modelos femininos fortes e positivos! Fale de mulheres de causas e inspiradoras, nas mais diversas áreas! Mostre-lhes que não há atividades, nem desportos, nem áreas vetadas a mulheres!

Apoie o pensamento crítico dos rapazes! Denuncie e exponha preconceitos de género!

E não se esqueça: a melhor ferramenta para educar, é o seu exemplo! Demonstre nas suas relações respeito e promova a igualdade!

Educar para o feminismo é fundamental na construção de uma sociedade mais livre, mais justa e inclusiva!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito