Atualidade

Vodafone diz que foi alvo de “ciberataque deliberado e malicioso”

A operadora Vodafone assumiu esta terça-feira que foi alvo de um ciberataque na noite de ontem, mas que não tem indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos, estando determinada em repor a normalidade dos serviços.


Como noticia a agência Lusa, a empresa disse que na segunda-feira foi alvo de um “ciberataque deliberado e malicioso” com o objetivo de causar danos e perturbações.


“Assim que foi detetado o primeiro sinal de um problema na rede, a Vodafone agiu de forma imediata para identificar e conter os efeitos e repor os serviços. Esta situação está a afetar a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital”, diz a operadora.


A Vodafone explica ainda que já foram recuperados os serviços de voz móvel e que os serviços de dados móveis “estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o país”.


No entanto, acrescentam, dada “a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos. Essa recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça feira”.


A empresa diz não ter “a esta data quaisquer indícios de que os dados de clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos”.


A Vodafone Portugal registou, na segunda-feira à noite, problemas técnicos, com os clientes a não conseguirem ter acesso aos serviços de telefone e rede de Internet. Os problemas estão a ser sentidos sensivelmente desde as 21:00, segundo apurou a agência Lusa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *