Seixal

Visitas guiadas ao Parque da Biodiversidade no próximo sábado

Será possível realizar visitas guiadas, no próximo sábado, pelo Parque Metropolitano da Biodiversidade, em Belverde, concelho do Seixal. 

Biólogos da associação Vita Nativa vão participar nesta iniciativa, em que o objetivo é mostrar as alterações naturais que sucedem com a passagem das estações do ano, no futuro segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa, logo a seguir ao Monsanto.

Existirá um passeio gratuito pelo local, aonde vão também ser apresentadas várias espécies de fauna e de flora. Bruna Monteiro, Diogo Amaro e Mauro Hilário são os biólogos responsáveis pela visita, que durará cerca de 2 horas a ser concluída.

A participação é gratuita, mas é necessário realizar uma inscrição prévia através do email gssi@cm-seixal.pt. É possível garantir a presença até sexta-feira, às 13h00. A partir deste momento já não será possível participar na atividade.

Esta proposta de passatempo é indicada para toda a família e para o público mais jovem. O passeio arranca por volta das 9h00 a partir da Casa da Biodiversidade, que fica logo à entrada do parque (uma casa de grandes proporções feita em madeira que é impossível não ser notada.

Neste dia está previsto muito calor e, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, existe uma forte probabilidade de o concelho estar em alerta amarelo. A organização aconselha os visitantes a levar botas ou sapatos de caminhada apropriados, chapéu e muita água para manter a hidratação.

A iniciativa é também organizada em parceria com a Câmara Municipal do Seixal, que dinamiza o Parque Metropolitano da Biodiversidade para dar a conhecer todos os detalhes e riquezas neste local.

Devido à grande dimensão (equivalente a cerca de 7 campos de futebol numa 1.ª fase), existem milhares de transformações diárias neste ecossistema criado recentemente.

No futuro terá uma área 40 vezes maior (400 hectares). O principal objetivo da criação deste parque é valorizar e proteger os ‘habitats’ classificados, através da requalificação e recuperação da vegetação existente, potenciando a regeneração natural e procedendo à eliminação de infestantes; da recuperação da impermeabilização de um charco mediterrânico temporário, que já se encontrava seco; da criação e aproveitamento da rede de percursos pedonais e cicláveis existentes e ligação à Rede de Trilhos de Interpretação Ambiental do Município do Seixal.

O parque insere-se no Sítio de Importância Comunitária da Rede Natura 2000 Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira, onde existem ‘habitats’ ameaçados de extinção e designados de ‘habitats’ prioritários, de entre os quais dois situam-se no terreno e nas imediações do parque: 3170 Charcos temporários mediterrânicos.

O Parque Metropolitano da Biodiversidade foi inaugurado a 25 de abril deste ano e chama a atenção de muitos nos últimos tempos. Foi inaugurado no dia 25 de abril deste ano, mas, ao contrário da maioria dos parques, este espaço tem novidades quase todas as semanas.

Os responsáveis por esta dinamização são os biólogos da associação Vita Nativa, que têm sido inalcançáveis no trabalho de exploração, catalogação e explicação à população sobre a importância e os ecossistemas que ali estão compostos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *