Atualidade

Vice-almirante António Henriques Gomes é o novo Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada

O Vice-almirante Henriques Gomes tomou posse esta manhã, de 12 de maio, como Vice-Chefe do Estado-Maior da Armada (vice-CEMA), numa cerimónia realizada na Casa da Balança, nas Instalações Centrais da Marinha, em Lisboa e que foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo.

Conforme o comunicado enviado ao Diário do Distrito, «​​​​António Manuel Henriques Gomes ingressou na Escola Naval, em 1980. Ao longo da sua carreira desempenhou várias funções no mar e em terra. De destacar o seu percurso em unidades navais onde desempenhou cargos como chefe de serviço, chefe de departamento, imediato e foi também comandante da corveta NRP Afonso Cerqueira.

Em terra exerceu também diversas funções nomeadamente de Coordenador da Direção Técnica dos Sistemas de Armas e Mísseis na Direção de Navios da Marinha, onde assegurou a coordenação nacional com o consórcio NATO Seasparrow Missile System, foi Comandante da Escola de Tecnologias Navais, Diretor de Formação e de abril de 2016 a março de 2018 desempenhou o cargo de Comandante da Escola Naval.

Exerceu funções na Divisão de Pessoal e Organização do Estado-Maior da Armada, primeiro como Chefe de Secção e posteriormente, como Chefe de Divisão. Foi também Adido de Defesa junto da Embaixada de Portugal em Madrid.

Em março de 2021, Henriques Gomes foi promovido a Vice-Almirante e foi nomeado a Comandante Operacional dos Açores, cargo que acumulou com as funções de Chefe de Planeamento e Coordenação, do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas.

O Vice-almirante António Henriques Gomes ao longo da sua carreira acumulou mais de 15 mil horas de navegação e diversas distinções nacionais e internacionais.​»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *