Universidade Fernando Pessoa vai receber o segundo curso privado de Medicina do país

O segundo curso privado de Medicina do país vai abrir na Universidade Fernando Pessoa (UFP), na cidade do Porto, avançou esta terça-feira o jornal Público. O curso vai contar com um mestrado integrado de 6 anos e será realizado entre a sede da Universidade, no Amial, Porto, e a Unidade de Saúde Privada da Escola, na cidade de Gondomar.
De acordo com a CNN Portugal, a decisão da A3ES é válida por um ano e renovável por outros três, e foi tomada na semana passada. Uma fonte da instituição disse ao jornal que por a decisão ainda não ser oficial não irá pronunciar-se sobre a mesma.
Este não será o primeiro curso na área da saúde que a UFP, visto que a faculdade tem licenciaturas em enfermagem, medicina dentária, ciências farmacêuticas e análises clínicas e saúde pública.
O primeiro curso privado de Medicina a abrir em Portugal foi na Universidade Católica em setembro de 2021.
O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, considerou “não haver nenhuma razão” para impedir a abertura de cursos de Medicina nas universidades privadas.
“Não há nenhuma razão para que esteja vedada às universidades privadas a abertura de cursos de medicina. Mas também vejo com muito bons olhos a possibilidade de haver novos cursos públicos, sobretudo em localizações onde a presença desses cursos pode ajudar a atrair profissionais no futuro”, afirmou.
Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito