CulturaMontijo

Ti Maria Albertina sobe ao palco do Cinema Teatro Joaquim d’ Almeida

De 27 a 29 setembro, Ti Maria Albertina, volta a subir ao palco do Cinema-teatro Joaquim d’Almeida com o espetáculo «A Cantadeira» interpretado por Ana Castelo, João Marques Jacinto e, claro, Maria Marques Jacinto.

Ti Maria Albertina, a poetisa do povo, com os seus oitenta e cinco anos, viúva de um pescador, emigra para “Paris de França”, para tentar a sua sorte escrevendo e declamando poesia, na comunidade portuguesa ali residente e assim livrar-se também do seu filho Alberto Jorge, da sua nora Gracinda Maria e do seu neto Marco Paulo.

Todos viviam da sua mísera reforma e de algum dinheiro que ganhasse a lavar escadas, já que o seu filho estava desempregado, e do seu neto pouco se sabia sobre seus projetos e negociatas. Sua nora sempre fora dona de casa e não prescindia de modo algum desse seu estatuto, andando sempre muito “aperaltada”.

Sua extremosa prima Umbelina também a socorria emprestando-lhe dinheiro, sempre que precisasse e era a sua grande amiga e confidente; “os ouvidos da sua alma”.

Seu Primo Norberto e sua mulher Brigitte, ofereceram-lhe a casa e a garantia de que lá estando, receberia um bom subsídio por invalidez, já que tinha muitas maleitas.

Sem que ninguém esperasse, ti Maria Albertina regressa agora de Paris, como cantadeira e quer apresentar-se ao público português num espetáculo em sua terra natal, Montijo, convidando a sua família para também participar nesse seu primeiro concerto.

Tanto Alberto Jorge como Gracinda Maria aceitam o convite, não só pelo cachet, mas também para agradar à grande estrela da canção popular, que regressada de França e vem certamente “cheia de papel”. A azáfama nos bastidores é grande e por entre histórias, conversas e canções se conhecerá melhor todo este enredo e se saberá do seu rico e querido Montijo de ontem e de hoje.

Dramaturgia: Maria Marques Jacinto Encenação Faustino Freitas Alves


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *