Montijo

Exposição fotográfica revela o olhar de Montijense a respeito da Revolução dos Cravos.

A Zona Ribeirinha apresenta uma exposição que transporta os visitantes para os dias agitados da Revolução dos Cravos. A exposição mostra 25 fotos tiradas por Fernando Rei da Silva entre 25 de abril e 1⁠º de maio de 1974.

A exposição mostra o passado com a lente de um fotógrafo montijense. Com base no acervo gentilmente cedido pelo autor à Biblioteca Municipal Manuel Giraldes da Silva, cada imagem é uma tríade.

Na inauguração, Rui Neves, da Biblioteca Municipal, contou uma história sobre o autor das fotografias. Fernando Rei da Silva agarrou a mota e dirigiu-se ao Largo de Camões, tornando-se um dos protagonistas dos sete dias que mudaram Portugal para sempre. As fotos mostram coisas importantes da história, como as emoções e a atmosfera da época.

O presidente da Câmara Municipal de Montijo, Nuno Canta, destacou a relevância deste registo fotográfico singular. “Temos a sorte de possuir o trabalho de um fotógrafo — na altura um jovem amador — que testemunhou e captou este momento histórico em Lisboa. Este espólio é uma preciosa memória que devemos preservar e agradecemos ao autor por o partilhar connosco”, afirmou.

A exposição celebra o fotógrafo amador e honra a memória de um momento crucial na história de Portugal, lembrando a importância da liberdade e da luta pelos direitos democráticos. “Caminhos da Liberdade” permanecerá em cartaz na Zona Ribeirinha, convidando todos a refletirem sobre o passado enquanto olham para o futuro.


Se tiver sugestões ou notícias para partilhar com o Diário do Distrito, pode enviá-las para o endereço de email geral@diariodistrito.pt


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito