Economia

Terminal de Contentores de Loures pode ser transferido para o Ribatejo ou Margem sul do Tejo

As Infraestruturas de Portugal estão a analisar cinco localizações, duas delas no Barreiro e Poceirão.

Muitos foram os estudos gastos para definir se o terminal de contentores que está localizado na zona de Loures, Lisboa, iria para o Barreiro ou se iria para a Trafaria. No ano em que o governo de Passos Coelho falou na Trafaria, foram várias as manifestações contra por parte da população e até de autarcas locais.

A melhor solução que o governo, já do Partido Socialista, foi instalar no Barreiro, esse terminal de contentores, que na altura a Câmara de Lisboa, liderada por Fernando Medina reclamava que a parede de contentores teria que sair daquele local também, juntando os contentores do Porto de Lisboa aos que estão instalados na zona de Bobadela.

Os estudos começaram a ser realizados, e a Câmara Municipal do Barreiro, liderada na altura por Carlos Humberto (CDU) recebia com grande entusiasmo o projeto que nunca chegou a sair do papel. As Infraestruturas de Portugal fez saber no dia de tomada de posse do seu ministro, Pedro Nuno Santos, que aquele ministério já identificou cinco possíveis locais para deslocalizar definitivamente, os terminais de contentores na zona ribeirinha do concelho de Loures, a deslocalização já tem data marcada e será realizada em 2026.

O Ministério das Infraestruturas adiantou aos jornalistas que os locais que possam vir a receber os terminais de contentores são: Castanheira do Ribatejo, Carregado e Rio Maior, todas estas localidades localizadas na região do Ribatejo, mas existem mais duas hipóteses que estão em cima da mesa, e essas são na margem sul do Tejo, novamente o Barreiro ou mesmo o Poceirão, no concelho de Palmela.

Atualmente está em estudo a “análise de viabilidade de algumas soluções técnicas” e também “contributos ou propostas de outras localizações que possam fazer sentido”, disse fonte da IP à agência Lusa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *