Economia

Negociações laborais na Autoeuropa: Sindicato acredita em possibilidade de melhoria no acordo

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (Site Sul) acredita que há espaço para aprimoramento no acordo laboral da Autoeuropa, especialmente em relação aos aumentos salariais.

Num comunicado emitido pela Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas (Fiequimetal), o Site Sul expressou a sua opinião de que o aumento salarial na Autoeuropa “poderia ser melhorado”.

A administração propôs um novo pré-acordo, com validade de dois anos em vez de três, após o anterior ter sido rejeitado por 57,7% dos trabalhadores. Apesar da proposta incluir um aumento salarial de 6,8% em 2024 e garantir um aumento mínimo de 2,6% em 2025, o sindicato argumenta que ainda há espaço para melhorias nos valores apresentados.

O Site Sul reforça que, apesar do recuo na duração do acordo, a administração tem condições para aprimorar a sua proposta, especialmente em relação aos valores de aumento salarial, principalmente para o ano de 2025. O sindicato destacou também a importância de considerar o aumento do custo de vida, que tem superado as taxas de inflação anunciadas.

Além disso, o Site Sul lamentou a falta de oportunidade para os trabalhadores discutirem coletivamente a proposta antes de serem chamados a votar. A proposta será submetida a novo referendo nos dias 23 e 24 de abril.

A Volkswagen Autoeuropa, que produziu 220.100 automóveis T-Roc no ano passado, mantém a plenitude das regalias previstas no pré-acordo anterior, com a nova proposta reduzindo apenas o prazo de validade para dois anos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito