AtualidadeDestaqueDistrito de SetúbalEntrevistaEntrevistasMontijoPolítica

“Tenho condições para ser candidato”: Fernando Caria faz balanço do seu último mandato na Junta e admite querer suceder a Nuno Canta na Câmara Municipal

Fernando Caria tem o apoio popular, até de elementos fora do PS, para se candidatar formalmente à Câmara Municipal do Montijo.

Diz-se “informal”, gosta de estar “próximo das pessoas” e não é “do faz de conta”. Fernando Caria está disponível para ser candidato à Câmara Municipal, mas para isso precisa de passar por uma prova de fogo. O socialista reiterou o apoio a Emanuel Costa para a Comissão Política e Concelhia do PS Montijo, e deixou recados a Catarina Marcelino.

Como é que Fernando Caria quer ser lembrado?

Ao fazer um balanço do seu último mandato como Presidente da Junta da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, Fernando Caria, questionado sobre a relação que foi mantida entre a Junta, a Câmara e outras entidades locais, admite que “uma freguesia em sede de concelho está muito limitada em termos de ação”, e acrescenta que “tudo vai gerando em torno da Câmara”.

“Eu não posso ter a ousadia de avançar com uma obra no Montijo, ou ter a veleidade de querer construir uma praceta, porque depende sempre da Câmara Municipal”, reitera o socialista. Ainda assim, Fernando Caria tem um mandato marcado por iniciativas empreendidas no âmbito do associativismo e da ação social, bem como “parcerias com diversas instituições” da freguesia: “Estamos muito focados na área social e no apoio às escolas. E assim vamos continuar até 2025”, salienta o Presidente da Junta da União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro e membro do Conselho Directivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) .

IVO MIGUEL

Desafiado a partilhar como gostaria de ser lembrado, em retrospetiva, e apesar de não gostar de falar sobre si, Caria destaca o facto de estar “junto das pessoas”. “Sou acarinhado pelos montijenses e afonsoeirenses, as pessoas têm confiança em mim porque eu ouço-as; vou onde é preciso ir e recebo quem tenho de receber”, sublinha. Fernando Caria acrescenta que uma Junta de Freguesia é o órgão autárquico mais próximo da população: “Eu não tenho problema em reunir-me com uma associação de pais, por exemplo, às nove da noite”, afirma.

E a sucessão a Nuno Canta?

“Gosto da minha terra, sou muito conhecido, acarinhado e, como tal, tenho recebido um feedback muito importante para dar o passo em frente no sentido de me candidatar: mas uma coisa é a vontade que eu possa ter e outra coisa é o partido decidir quem será o candidato”, afirma o membro da direção da ANAFRE.

No que depender dele, Fernando Caria não hesita: “Eu quero e tenho condições para ser candidato à Câmara Municipal do Montijo”. Aos 66 anos, o ex-Presidente da Casa do Benfica do Montijo, justifica a intenção de se candidatar ao cargo de Presidente da Câmara Municipal do Montijo pela “ligação à terra” e pelas solicitações – até de vários quadrantes políticos – que tem recebido para se chegar à frente.

IVO MIGUEL

“Falharam comigo”: O obstáculo para chegar à Câmara Municipal

“Não sou do faz de conta. Eu apoio a candidatura do Emanuel Costa à presidência da Comissão Política Concelhia do PS Montijo: tem um projeto com uma nova roupagem, que o Montijo merece”, sublinha Caria. A “outra parte” não apoia (refere-se à candidatura de Catarina Marcelino), que é mais uma “continuidade”, todavia o principal motivo é ético: “São pessoas que falharam comigo, não foram honestas. Perdi a confiança política nessas pessoas”.

Emanuel Costa e Catarina Marcelino são os dois candidatos à Comissão Política Concelhia do PS Montijo, um lugar que poderá ser decisivo para o avanço ou recuo da candidatura de Fernando Caria. Em caso da vitória da ex-deputada e secretária de Estado, o atual Presidente da Junta garante ficar de fora da corrida: “Não irei trabalhar com pessoas que não foram corretas comigo”, conclui.

As eleições autárquicas acontecem em setembro ou outubro de 2025.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *