Distrito de SetúbalPaís

Situação dos trabalhadores na Transtejo/Soflusa poderá ficar regularizada

Os sindicatos dos trabalhadores da Transtejo e Soflusa aceitaram hoje um aumento de 28 euros para todas as categorias, incluindo a dos mestres, comprometendo-se a levantar a greve caso os trabalhadores aprovem a decisão, informou fonte sindical.

Segundo o comunicado da FECTRANS «as organizações sindicais que representam trabalhadores na Transtejo e Soflusa, concluíram um acordo de principio, sujeito à aprovação dos trabalhadores num processo a concluir até 31 de Julho.

Nos termos deste acordo TODOS os trabalhadores destas duas empresas terão uma actualização da tabela salarial em 28€/mês a partir de Agosto próximo e na SOFLUSA os trabalhadores com a categoria de Mestre terão a integração do actual subsídio de chefia – 49,44€ – na tabela salarial.

Se o acordo for aprovado pelos trabalhadores, as negociações serão retomadas a partir de 8 de Outubro próximo para se negociar os salários para 2020 e as restantes matérias que não foram agora objecto de acordo.»

Alexandre Delgado, do Sindicato da Mestrança e Marinhagem da Marinha Mercante, Energia e Fogueiros de Terra (SITEMAQ) referiu à Lusa que «a empresa fez uma proposta para acabar com o conflito. Pediram a colaboração de todos os sindicatos e anuíram todos, incluindo o meu e até os próprios mestres tiveram um chamamento de consciência e aceitaram».

O sindicalista falava após uma reunião, em Lisboa, entre os sindicatos representativos dos trabalhadores e a administração da Transtejo/Soflusa, empresas de transporte fluvial entre as duas margens do rio Tejo, que partilham a administração.

A partir de agosto, segundo Alexandre Delgado, todos os trabalhadores receberão um aumento de 28 euros, enquanto o atual subsídio de chefia dos mestres (49,44 euros) será integrado no salário base desta categoria.



A proposta foi aceite pelas estruturas sindicais, contudo, acrescentou o responsável, ainda terá de ser “ratificada pelos trabalhadores até 31 de julho.

Caso se verifique esta aprovação, “os mestres e todos os sindicatos comprometem-se a levantar os pré-avisos”, afirmou Alexandre Delgado, adiantando que essa medida foi tomada já hoje pelo SITEMAQ.

A Lusa tentou contactar o Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante (STFCMM), que representa os mestres, para confirmar se há intenção de levantar a greve às horas extraordinárias, iniciada em 6 de julho na Soflusa, mas até ao momento não foi possível obter declarações.

Já a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS) adiantou hoje em comunicado que, se o acordo for aprovado pelos trabalhadores, “as negociações serão retomadas a partir de 8 de outubro para negociar os salários para 2020” e outros temas que não foram acordados até agora.




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *