País

Sindicato em guerra divide professores

Dirigentes do ‘STOP’ trocam acusações que pode acabar em tribunal. A luta pelo poder do sindicato divide opiniões dos associados.

Rebentou a guerra no Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (‘STOP’), em causa está a corrida ao poder do sindicato que já fez estalar acusações entre os dirigentes.

A disputa pode mesmo acabar na barra do tribunal, tudo indica que um grupo de mais de 200 sócios afetos a André Pestana quer a marcação de uma assembleia-geral extraordinária para destituir a atual direção, alegando que os atuais dirigentes de direção “dificultam o exercício do sindicalismo democrático e combativo”.

Foi durante o mês de julho, que Pestana encontrava-se de férias, sendo destituído da função que assumia como coordenador, funções essas que já terá reassumido novamente. O coordenador acusa a direção de não ser “fiel ao ADN” do ‘STOP’, enquanto Carla Piedade, sendo o nome proposto pelo próprio para o substituir, apresenta-se agora como coordenadora em exercício, afirmando que irá estar no cargo até que André Pestana possa reunir com a direção. Já o coordenado destituído avança que “Não há nada nos estatutos que diga isso”, que já assinou também um abaixo assinado para haver uma assembleia-geral.

“O sindicato é dos sócios e não de meia dúzia de dirigentes. Há um ‘STOP’ antes e outro após eu ir de férias”, disse ao CM.

A direção emitiu um comunicado esta sexta-feira a dar conta de toda a situação e classifica como “falsas” as declarações de Pestana e avisa que irá recorrer aos tribunais para repor a verdade e o bom-nome do sindicato.

Pestana lamenta que haja colegas que o queiram atacá-lo e não lutar contra o Governo e ajudar a classe dos docentes.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *