País

Sindicato dos Enfermeiros Portugueses contra ‘despedimentos’ na ARS de Lisboa e Vale do Tejo

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses vai realizar uma ação de denúncia pública e conferência de imprensa, esta terça-feira, 7 de junho, às 10h30 em frente à ARS de Lisboa e Vale do Tejo, em Lisboa.

O SEP acusa a entidade de «se preparar para “despedir” 150 enfermeiros» e exige «a vinculação definitiva dos enfermeiros precários».

No comunicado enviado às redações, o SEP afirma que «enfermeiros contratados para reforçar os serviços durante a pandemia não podem ser descartáveis» e explicam que «na ARS de Lisboa e Vale do Tejo faltam 1.500 enfermeiros de família, para cumprir os rácios médios estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (1 enfermeiro para 300 a 400 famílias), para dar resposta assistencial às mais de 1500000 famílias da sua área geográfica».

Durante o período pandémico foram contratados cerca de 150 enfermeiros em vínculo precário «e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses tem vindo a exigir a sua vinculação definitiva».

Em causa está «a recente abertura de concurso para preenchimento de 152 postos de trabalho define ‘…como requisito preferencial, condições técnico-profissionais específicas adquiridas no combate à pandemia, em regime de contrato de trabalho a termo resolutivo…’. Contudo, constatando a lista de ordenação final, a maioria dos 150 enfermeiros precários não são elegíveis para ocupar os lugares colocados a concurso.»

O SEP exige também a vinculação definitiva dos enfermeiros precários e ainda: a contagem de pontos a todos os enfermeiros e os correspondentes reposicionamentos remuneratórios; a transição de todos os enfermeiros especialistas para a categoria, incluindo as cerca de 2 dezenas de enfermeiras que exerceram o seu legítimo direito de parentalidade «e que, inadmissivelmente, viram este seu direito ser-lhes sonegado».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *