BarreiroMontijo

SIM alerta para ‘situação de risco’ na urgência de Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alerta para que a situação na urgência de Obstetrícia do Centro Hospitalar Barreiro Montijo está ‘depauperada’.

«Existem dias na escala de urgência de janeiro de 2024, em que identificamos que a equipa médica de Ginecologia e Obstetrícia é constituída apenas por um especialista acompanhado de internos» refere o comunicado divulgado pelo Sindicato.

«Durante esse período, o Bloco de Partos encontra-se a funcionar em nível de contingência nível 1 (admissões e bloco de parto abertos a toda a urgência externa, apenas sem receber doentes encaminhados pelo CODU), estando o Hospital de Setúbal fechado.

Isto é claramente uma contingência de nível 3 e obriga a encerramento da urgência de Ginecologia/Obstetrícia.»

Para o SIM «este tipo de atitude é um atentado à segurança clínica e à legis artis, colocando em risco a população, neste caso as grávidas e os próprios médicos, assim indevidamente escalados».

O SIM lamenta que «mau grado os alertas formais do SIM, dirigidos aos responsáveis do Centro Hospitalar e à Direção Executiva do SNS, estes não mereceram resposta e a situação mantem-se… como exemplo do sucesso da propalada organização em rede dos serviços».

E deixa outro alerta: «na realidade a tentativa de igualar médicos internos a especialistas, não faz deles verdadeiros especialistas, nem em termos de responsabilidade clínica, nem em termos de responsabilidade disciplinar, sendo tal situação inaceitável e da responsabilidade de toda a cadeia hierárquica, começando na Direção do Serviço e Direção Clínica até à própria Direção executiva do SNS que validam semelhantes escalas médicas.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *